Os reflexos de uma oficina na mudança das concepções de professores: um estudo no contexto dos materiais manipuláveis

Autores

DOI:

10.46551/emd.e202059

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação continuada de professores que ensinam Matemática, Materiais Manipuláveis, Concepções

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo descrever quais as possíveis contribuições de uma oficina para as mudanças nas concepções dos professores acerca dos Materiais Manipuláveis no ensino de Matemática. Desenvolveu-se um trabalho de abordagem qualitativa com dez professoras que ensinam Matemática na Educação Básica, em uma escola pública, situada no município de Marataízes, no sul do estado do Espírito Santo. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida mediante dois questionários, uma oficina e análise dos dados coletados à luz dos teóricos abordados. Verificou-se que três professoras possivelmente mudaram as suas concepções. Das possíveis mudanças, duas se referem à finalidade de trabalhar com os materiais e a outra diz respeito à possibilidade de utilizar esses recursos na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

DAMAS, Ermelinda; OLIVEIRA, Vânia; NUNES, Raquel; SILVA, Luísa. Alicerces da Matemática: guia prático para professores e educadores. Porto: Areal Editores, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LORENZATO, Sérgio. O Laboratório de Ensino de Matemática e os materiais didáticos. In: LORENZATO, Sérgio. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012, p. 3-38.

MATOS, Mônica Gonçalves de. Estudo sobre concepções de professores que ensinam Matemática: o boletim de Educação Matemática em tela. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM: A Educação Matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: SBEM, 2016, p. 1-12.

MOREIRA, Joana Vianez. Materiais não estruturados na Geometria e Medida em EPE e no 1º CEB. 2018. 72f. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) — Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Porto.

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recurso didático da formação de professores de Matemática. In: LORENZATO, Sérgio. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012, p. 77-92.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Tradução de Patricia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PONTE, João Pedro da, SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da Matemática para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.

PONTE, João Pedro da, SERRAZINA, Maria de Lurdes. Práticas profissionais dos professores de Matemática. Quadrante, Lisboa, v. 13, n. 2, p. 51-74, 2004.

PONTE, João Pedro da. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In: PONTE, João Pedro da. (Org.). Educação Matemática: Temas de Investigação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 185-239.

SANTOS FILHO, Jurandi Rodrigues; OLIVEIRA, Lucas Moura de; CABRAL, Macella Ferreira Bonfim. Importância e implantação do Laboratório de Ensino de Matemática. Caderno de Graduação — Ciências Exatas e Tecnológicas, Aracaju, v. 5, n. 2, p. 135-142, mar. 2019.

SANTOS, Rejane Costa dos; GUALANDI, Jorge Henrique. Laboratório de Ensino de Matemática: o uso de materiais manipuláveis na formação continuada de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM: A Educação Matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: SBEM, 2016, p. 1-12.

SERRAZINA, Lurdes. Didáctica da Matemática: os materiais e o ensino da Matemática. 1996. (22m39s). Disponível em: https://vimeo.com; acesso em 15 fev. 2020, às 16h.

SERRAZINA, Lurdes. Os materiais e o ensino de matemática. Lisboa: APM, 1990.

THOMPSON, Alba Gonzales. A relação entre concepções de Matemática e de ensino de Matemática de professores na prática pedagógica. Tradução de Gilberto Francisco Alves de Melo e Tadeu Oliver Gonçalves. Zetetiké, Campinas, v. 5, n. 8, p. 11-44, jul./dez. 1997.

TURRIONI, Ana Maria Silveira; PEREZ, Geraldo. Implementando um Laboratório de Educação Matemática para apoio na formação de professores. In: LORENZATO, Sérgio. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012, p. 57-76.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-11-2020

Como Citar

CAMPOS, M. S.; GUALANDI, J. H. Os reflexos de uma oficina na mudança das concepções de professores: um estudo no contexto dos materiais manipuláveis. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–22, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202059. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3148. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos