Uma experiência de ensino-aprendizagem de áreas de figuras planas através da Resolução de Problemas

Autores

DOI:

10.46551/emd.e202116

Palavras-chave:

Educação Matemática, Figuras Planas, Resolução de Problemas

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as contribuições da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas ao trabalhar em sala de aula o conteúdo de áreas de figuras. Foram participantes da pesquisa, cuja abordagem foi qualitativa, 20 alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública da região norte do Paraná. Os resultados indicam que, mesmo diante das dificuldades, os alunos utilizaram conhecimentos prévios ao resolver o problema, mas que a estratégia tentativa e erro prevaleceu entre os grupos. Também não houve por parte dos alunos questionamentos que pudessem possibilitar a extensão do problema, o que revela que a prática de resolução de problemas em sala de aula deve ser intensificada. De todo modo, a resolução do problema analisado nesta pesquisa proporcionou aos alunos opinarem, debaterem e chegarem a um consenso, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

PIMENTA, G. L. M. .; JUSTULIN, A. M. Uma experiência de ensino-aprendizagem de áreas de figuras planas através da Resolução de Problemas. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–17, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202116. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3472. Acesso em: 13 nov. 2024.

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Artigos