O Código Da Vinci e o encontro entre Matemática, História e Arte

Autores

DOI:

10.46551/emd.e202107

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Sequência Fibonacci, Razão Áurea

Resumo

O romance O Código Da Vinci, escrito por Dan Brown, teve uma enorme repercussão, tendo vendido milhões de cópias em todo o mundo. Mas, foi com a sua adaptação para o cinema, em 2006, que horizontes se ampliaram, alcançando ainda mais indivíduos. Nosso objetivo é dialogar com a Matemática, a História e a Arte presentes na obra de Dan Brown, em busca da Interdisciplinaridade. Na trama, o professor Robert Langdon encontra-se com a Sequência Fibonacci, a Razão Áurea, e as obras de Arte de Leonardo Da Vinci e vários mistérios que as cercam. Um verdadeiro passeio imerso na História da Arte em diálogo com a Matemática. Para tanto, vamos nos apoiar na obra literária e no filme homônimo dirigido por Ron Howard, além de conhecimentos sobre a Razão Áurea. Acreditamos que a inserção de novas fontes pode contribuir significativamente para o ensino, seja da Matemática, seja da História.

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Publicado

15-03-2021

Como Citar

PAULINO, F. F.; SANTOS, F. W. M. dos; OLIVEIRA, J. L. de. O Código Da Vinci e o encontro entre Matemática, História e Arte. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–26, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202107. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3760. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos