Etnomodelagem e o extrativismo de caranguejos: uma proposta para a introdução do conceito de função linear

Autores

DOI:

10.24116/emd25266136v1n32017a04

Palavras-chave:

Etnomatemática, Modelagem Matemática, Etnomodelagem, Manguezais

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de atividades introdutórias ao conceito de função linear para escolas inseridas em regiões extrativistas, na qual se faz relação entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática. Para tanto, foi elaborada uma sequência de ensino para o 9º ano do Ensino Fundamental, a qual visa valorizar os conhecimentos dos trabalhadores em suas rotinas diárias – caça e venda de caranguejo em manguezais de cidades localizadas no sul da Bahia – e relacioná-los com o estudo de conteúdos de Matemática. O trabalho defende a ideia de que é possível construir atividades de modelagem para a introdução do conceito de função linear, utilizando-se do enfoque da Etnomodelagem. Acredita-se que a aplicação da sequência poderá tornar a aprendizagem mais significativa, no qual estudantes desse contexto cultural poderão ver sentido para a aprendizagem da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. Editora Contexto: São Paulo, 2002.

BIEMBENGUT, Maria Sallet. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. Blumenau: EDIFURB, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC / SEB, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1998.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: um programa. Educação Matemática em Revista, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 5- 11, 1993.

MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas; BIEMBENGUT, Maria Salett; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Das relações entre Modelagem, Etnomatemática e Carnaval: reflexões para a aplicação na educação básica. Fronteiras, Anápolis, v. 4, n. 2, p. 31-52, jul./dez. 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i2.p31-52.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2017.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Vinho e queijo: Etnomatemática e Modelagem! Bolema, Rio Claro, v. 16, n. 20, p. 1-16, set. 2003.

SCHAEFFER-NOVELLI, Yara. Manguezal: ecossistema entre a terra e o mar. São Paulo: Caribbean Ecological Research, 1995, p.13-15.

Arquivos adicionais

Publicado

01-12-2017

Como Citar

CARDOSO, G. D.; MADRUGA, Z. E. de F. Etnomodelagem e o extrativismo de caranguejos: uma proposta para a introdução do conceito de função linear. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 3, p. 314–338, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n32017a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/43. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos