Etnomodelagem e o extrativismo de caranguejos: uma proposta para a introdução do conceito de função linear
DOI:
10.24116/emd25266136v1n32017a04Palavras-chave:
Etnomatemática, Modelagem Matemática, Etnomodelagem, ManguezaisResumo
Este artigo objetiva apresentar uma proposta de atividades introdutórias ao conceito de função linear para escolas inseridas em regiões extrativistas, na qual se faz relação entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática. Para tanto, foi elaborada uma sequência de ensino para o 9º ano do Ensino Fundamental, a qual visa valorizar os conhecimentos dos trabalhadores em suas rotinas diárias – caça e venda de caranguejo em manguezais de cidades localizadas no sul da Bahia – e relacioná-los com o estudo de conteúdos de Matemática. O trabalho defende a ideia de que é possível construir atividades de modelagem para a introdução do conceito de função linear, utilizando-se do enfoque da Etnomodelagem. Acredita-se que a aplicação da sequência poderá tornar a aprendizagem mais significativa, no qual estudantes desse contexto cultural poderão ver sentido para a aprendizagem da Matemática.
Downloads
Referências
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. Editora Contexto: São Paulo, 2002.
BIEMBENGUT, Maria Sallet. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. Blumenau: EDIFURB, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC / SEB, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1998.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: um programa. Educação Matemática em Revista, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 5- 11, 1993.
MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas; BIEMBENGUT, Maria Salett; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Das relações entre Modelagem, Etnomatemática e Carnaval: reflexões para a aplicação na educação básica. Fronteiras, Anápolis, v. 4, n. 2, p. 31-52, jul./dez. 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i2.p31-52.
ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2017.
ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Vinho e queijo: Etnomatemática e Modelagem! Bolema, Rio Claro, v. 16, n. 20, p. 1-16, set. 2003.
SCHAEFFER-NOVELLI, Yara. Manguezal: ecossistema entre a terra e o mar. São Paulo: Caribbean Ecological Research, 1995, p.13-15.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.