Formação de professores da Educação Básica no contexto da pandemia da Covid-19: as vulnerabilidades da Educação Especial

Autores

DOI:

10.46551/emd.v6n12a04

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino Remoto, Educação Inclusiva, Covid-19

Resumo

A Covid-19 foi especificada como uma pandemia com grande poder de disseminação que agregou grandes obstáculos. No âmbito educacional, professores, gestores e a sociedade convivem com um verdadeiro impasse ocasionado pelo ensino remoto. Professores e estudantes foram desafiados a adentrar em um novo campo mediado por tecnologias necessitando de uma formação, sobretudo para os que atuam com a Educação Especial. Este trabalho visa analisar as concepções de professores que atuam no ensino remoto no que diz respeito ao seu trabalho com estudantes com Necessidades Educativas Específicas (NEE). Realizamos uma pesquisa por intermédio de um questionário com 174 professores de diferentes estados brasileiros a fim de compreender sua formação para atuar no contexto remoto com os estudantes da Educação Especial. Os resultados apontaram para a necessidade de formação dos professores que atuam com estudantes com Necessidades Educativas Específicas; repensar na formação continuada e que seja capaz de romper o olhar de incapacidade frente ao trabalho com estudantes com NEE, bem como repensar a educação inclusiva no contexto do ensino remoto de modo a incluir todos os estudantes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, Teresina, v. 7, n. 1, p. 257-275, maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: MEC/CNE, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Diário Oficial da União, 14 set. 2001, seção 1E, p. 39-40.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEE, 2008.

CORREIA, Luís de Miranda. Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora, 2008.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2000.

FACHINETTI, Tamiris Aparecida; SPINAZOLA, Cariza de Cássia; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Educação inclusiva no contexto da pandemia: relato dos desafios, experiências e expectativas. Educação em Revista, Marília, v. 22, n. 1, p. 151-166, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas em Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas. 1999.

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de Covid-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7, p. 1-29, 2020.

KAMENETZ, Anya. 9 Out Of 10 Children Are Out Of School Worldwide. What Now?. National Public Radio, 2020.

LIMA, Carlos Augusto Rodrigues. Formação de professores ante a questão da inclusão. In: MANRIQUE, Ana. Lúcia; MARANHÃO, Maria Cristina Souza de Albuquerque; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. (Org.). Desafios da Educação Matemática inclusiva: formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2016, p. 49-71.

LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VIEIRA, Lygianne Batista; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática. Tangram, Dourados, v. 3, n. 2, p. 3-26, 2020.

LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; SOUZA, Meire Nadja Meire de; DIAS, Ana Carolina de Souza. Jogos no ensino de Matemática: uma proposta de formação à luz do circuito de oficinas. In: MOREIRA, Geraldo Eustáquio. (Org.). Práticas de ensino de Matemática em cursos de licenciatura em Pedagogia: oficinas como instrumento de aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 51-77.

MAGALHÃES, Tamara França de Almeida. A escolarização do estudante com deficiência em tempos de pandemia da Covid-19: tecendo algumas possibilidades. Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, p. 205-221, 2020.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O Dzeta Investigações em Educação Matemática numa perspectiva de resistência e persistência. In: MOREIRA, Geraldo Eustáquio. (Org.). Práticas de ensino de Matemática em cursos de licenciatura em Pedagogia: oficinas como instrumento de aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 13-17.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O ensino de Matemática para alunos surdos: dentro e fora do texto em contexto. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 741-757, maio/ago. 2016.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Representações sociais de professoras e professores que ensinam Matemática sobre o fenômeno da deficiência. 2012. 202f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tendências em Educação Matemática com enfoque na atualidade. In: NEVES, Regina da Silva Pina; DÖRR, Raquel Cordeiro. (Org.). Formação de professores de Matemática: desafios e perspectivas. Curitiba: Appris, 2019. p. 45-64.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana. Lúcia. Educação inclusiva: representações sociais de professores que ensinam Matemática. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 127-149, 2014b.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana. Lúcia. Percepções de professores acerca da inclusão de alunos com NEE em aulas de Matemática em Braga (Portugal) e no Distrito Federal (Brasil). Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 7, n. 14, p. 186-201, 2014a.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana. Lúcia. Que representações professores que ensinam Matemática possuem sobre o fenômeno da deficiência? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 36, 2013, Goiânia. Anais da 36ª Reunião Anual da ANPEd: Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Rio de Janeiro, 2013, p. 1-17.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; RIVERA, Andreza Fiorini Perez. O desafio da inclusão de alunos com NEE em aulas de Matemática em uma escola do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Temporis[Ação], v. 18, n. 2, p. 135-158, jul./dez. 2018.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VIEIRA, Lygianne Batista. Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Revista Participação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 171-173, nov. 2020.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.

MOREIRA; Geraldo Eustáquio; VIEIRA, Lygianne Batista; FRAZ, Joeane Neves; FERREIRA, Weberson Campos; TEIXEIRA, Cristina de Jesus. Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática: socializando experiências exitosas do DIEM. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. 1-25, jan./abr. 2021.

MOURA, Ellen Michele Barbosa de; FRAZ, Joeanne Neves; SANTOS, Karla Vanessa Gomes dos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Grandezas e Medidas no contexto da inclusão: a Educação Matemática na formação do professor. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-25, 2021.

PAIVA, Thiago Ferreira de. Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa para estudantes com NEE em aulas de Matemática. 2019. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação. Universidade de Brasília. Brasília.

PAIVA, Thiago Ferreira de; LIMA, Paulo Vinícius Pereira de. Avaliação em larga escala e o público-alvo da Educação Especial: retrospectos do SAEB. In: MOREIRA, Geraldo Eustáquio; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; PEREIRA, Cátia Maria Machado da Costa. (Org.). Políticas de avaliação e suas relações com o currículo de Matemática na Educação Básica. Brasília: SBEM, 2021, p. 168-189.

REDIG, Annie Gomes; VIMERCATI, Carla Cristina Cardoso; OLIVEIRA, Débora Araújo Ramalho de Freitas; BARRETO, Maiara da Silva Conceição; CONCEIÇÃO, Mariana Traverso da; COELHO, Vanessa Canuto. Formação continuada docente em EaD em tempos de pandemia: contribuições para a prática pedagógica na perspectiva da Educação Inclusiva. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 1-13, 2020.

RODOVALHO, Maurício Resende; PORTO, Marcelo Duarte; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Inclusão no ensino superior privado: o caso das senhoras que retornam às salas de aula depois de anos de afastamento. Revista De Magistro de Filosofia, Anápolis, v. 19, n. 20, p. 52-63, 2016.

SILVA, Joselma Ferreira Lima e; SILVA, Lindalva Gomes da; SILVA, Rosuíla dos Santos; PARENTES, Maria Daiane da Silva. Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024: desafios e perspectivas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 2, n. 1, jan. 2020.

SONNER, Arfux de Figueiredo; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; LLINARES Salvador. Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-23, 2021.

TEIXEIRA; Cristina de Jesus; FRAZ, Joeanne Neves; FERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Percepção de professores que ensinam matemática sobre o ensino remoto emergencial e o processo de ensino-aprendizagem. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 966-991, 2021.

UNESCO — Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Equipe do Relatório de Monitoramento Global da Educação. Relatório de monitoramento global da educação – resumo, 2020: inclusão e educação: todos, sem exceção. 2020.

VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Contribuições da Educação Matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 8, n. 2, p. 173-188, jul./dez. 2020.

VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Direitos humanos e educação: o professor de Matemática como agente sociocultural e político. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 20, p. 548-564, set./dez., 2018.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

20-04-2022

Como Citar

LIMA, P. V. P. de .; SOUSA, L. A. R. de; MOREIRA, G. E. Formação de professores da Educação Básica no contexto da pandemia da Covid-19: as vulnerabilidades da Educação Especial. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 6, n. 12, p. 1–25, 2022. DOI: 10.46551/emd.v6n12a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4713. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos