Elaboração/Formulação/Proposição de Problemas em Matemática: percepções a partir de pesquisas envolvendo práticas de ensino
DOI:
10.46551/emd.v6n12a01Palavras-chave:
Elaboração/Formulação/Proposição de Problemas, Práticas Educativas, Resolução de Problemas, Educação Matemática, Revisão SistemáticaResumo
O presente artigo refere-se à apresentação de um metaestudo que tem como objetivo verificar e analisar como são realizadas as práticas educativas que tratam da criação de problemas matemáticos, pelos estudantes, disseminadas na produção científica brasileira. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico na modalidade de revisão sistemática, a fim de constituir novas compreensões acerca do objeto de estudo. Os resultados indicam que existem diversos pontos de partida e diferentes finalidades educativas para as atividades de elaboração, formulação e proposição de problemas pelos estudantes, realizadas em distintos momentos pedagógicos, conforme relatado nas pesquisas que analisamos. Cabe ressaltar, ainda, que este metaestudo revela fragilidades na constituição de um corpo teórico pelas pesquisas analisadas. Tal corpo teórico permitiria orientar um caminho metodológico mais consistente para implementação de práticas de criação de problemas em aulas de Matemática
Downloads
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Associando o computador à Resolução de Problemas fechados: análise de uma experiência. 2005. 370f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Instituto de Geociência e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Trabalhar através da Resolução de Problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. Vidya, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2014.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes.; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1-14, jun. 2019.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes.; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2 ed. Jundiaí: Paco, 2021, p. 40-62.
ANDRADE, Silvanio. Ensino-aprendizagem de Matemática via resolução, exploração, codificação e descodificação de problemas e multicontextualidade da sala de aula. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.
ANDRADE, Silvanio. Um caminhar crítico reflexivo sobre resolução, exploração e
proposição de problemas matemáticos no cotidiano da sala de aula. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Marcio (Org.). Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 355-395.
ANDREATTA, Cidimar; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Aprendizagem matemática através da elaboração de problemas em uma escola comunitária rural. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-23, 2020.
BICALHO, Jossara Bazílio de Souza; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; SILVA, José Fernandes da. A Resolução de Problemas na formação inicial: compreensões de futuros professores de Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-26, 2020.
BOAVIDA, Ana Maria Roque; PAIVA, Ana Luísa; CEBOLA, Graça; VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa. A experiência Matemática no Ensino Básico. Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação; Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008.
BONOTTO, Cinzia. Artifacts as sources for problem-posing activities. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 83, n.1, p. 37-55, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MECSEB, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental — Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BROWN, Stephen I.; WALTER, Marion I. Problem posing: reflections and applications. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1993.
CAI, Jinfa; HWANG, Stephen. Learning to teach through mathematical problem posing: theoretical considerations, methodology, and directions for future research. International Journal of Educational Research, v. 102, p. 1-8, 2020.
CAI, Jinfa; LESTER, Frank. Por que o ensino com Resolução de Problemas é importante para a aprendizagem do aluno? Tradução de Antonio Sergio Abrahão Monteiro Bastos e Norma Suely Gomes Allevato. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 60, p. 241-254, jan./jun. 2012.
CAI, Jinfa; MOYER, John C.; WANG, Ning; HWANG, Stephen; NIE, Bikai; GARBER, Tammy. Mathematical problem posing as a measure of curricular effect on students' learning. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 83, n. 1, p. 57-69, 2013.
CHICA, Cristiane. Por que formular problemas? In: SMOLE, Katia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 151-173.
DANTE, Luiz Roberto. Formulação e resolução de problemas de Matemática: teoria
e prática. São Paulo: Ática, 2011.
DUARTE, Edna Mataruco; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Formulação de Problemas no desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital de Matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. 20-28, mai. 2020.
ENGLISH, Lyn. D. Children’s problem posing within formal and informal context. Journal for Research in Mathematics Education, v. 29, n. 1, p. 83-107, 1998.
ENGLISH, Lyn. D. Teaching and learning through mathematical problem posing: commentary. International Journal of Educational Research, v. 102, p. 1-5, 2020.
ENGLISH, Lyn. D. The development of fifth-grade children’s problem-posing abilities.
Educational Studies in Mathematics, New York, v. 34, p. 183-217, 1997.
FERNANDES, Dioney Luiz; POSSAMAI, Janaína Poffo. Resolução de Problemas: uma proposta para o ensino de Geometria Espacial. Educação Matemática em Revista – RS, Rio Grande, v. 22, n. 1, p. 153-163, 2021.
GETZELS, Jacob W. Problem finding: a theoretical note. Cognitive Science, v. 3, n. 2, p. 167-172, apr./jun. 1979.
GONTIJO, Cleyton. Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em
Matemática. Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 23, jul./dez. 2006.
GONTIJO, Cleyton. Relações entre criatividade, criatividade em Matemática e motivação em Matemática de alunos do Ensino Médio. 2007. 194f. Tese (Doutorado em Psicologia) — Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília. Brasília.
HARPEN, Xianwei Y. Van; SRIRAMAN, Bharath. Creativity and mathematical problem
posing: an analysis of high school students' mathematical problem posing in China and the USA. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 82, n. 2, p. 201-221, 2013.
KOICHU, Boris. Problem posing in the context of teaching for advanced problem solving. International Journal of Educational Research, v. 102, p. 1-13, 2020.
KOICHU, Boris; KONTOROVICH, Igor. Dissecting success stories on mathematical problem posing: a case of the Billiard Task. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 83, n.1, p. 71-86, 2013.
LI, Xinlian; SONG, Naiqing; HWANG, Stephen; CAI, Jinfa. Learning to teach mathematics through problem posing: teachers’ beliefs and performance on problem posing. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 105, p. 325-347, 2020.
MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: EdUnesp, 1999, p. 199-218.
POLYA, George. O ensino por meio de Problemas. Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro, n. 7, p. 11-16, 1985.
RAMIREZ, Miguel Cruz. A mathematical problem-formulating strategy. International Journal for Mathematics Teaching and Learning, v. 7, p. 79-90, 2006.
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo à inovação na investigação em ciências da educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014.
SANTOS, Emily Vasconcelos; ANDRADE, Silvanio. Resolução, exploração e proposição de problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: contribuições para o ensino e aprendizagem da combinatória. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. 1-22, maio 2020.
SILVER, Edward A. On mathematical problem posing. For the Learning of Mathematics, v. 14, n. 1, p. 19-28, feb. 1994.
SOARES, Magda; MACIEL, Francisca Izabel Pereira. (Org.). Alfabetização. Brasília, Brasil: MEC/INEP/COMPED, 2000.
STOYANOVA, Elena; ELLERTON, Nerida F. A framework for research into students’ problem posing in school mathematics. In: CLARKSON, Philip C. (Ed.). Technology in Mathematics Education. Melbourne: Mathematics Education Research Group of Australasia [MERGA], 1996, p. 518-525.
XU, Binyan; CAI, Jinfa; LIU, Qimeng; HWANG, Stephen. Teachers’ predictions of students’ mathematical thinking related to problem posing. International Journal of Educational Research, v. 102, p. 1-14, 2020.
ZHANG, Huirong; CAI, Jinfa. Teaching mathematics through problem posing: insights from an analysis of teaching cases. ZDM — Mathematics Education, v. 53, p. 961-973, 2021.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.