Processo formativo envolvendo professoras dos Anos Iniciais que ensinam Matemática e uma coordenadora pedagógica no contexto da pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

10.46551/emd.v6n12a02

Palavras-chave:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, Conhecimento Curricular, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta a potencialidade de um processo formativo e suas reflexões, envolvendo quatro professoras dos Anos Iniciais e uma coordenadora pedagógica da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, com base nas ações iniciadas em junho de 2021. Faz parte de uma pesquisa em nível de Pós-Doutoramento. Utilizamos a abordagem qualitativa, com análise documental permeada pelo estudo de dois volumes de materiais curriculares de Matemática da Rede produzidos para o momento pandêmico. Considera que a formação proporcionou contribuições para o conhecimento curricular docente e o ensino de Matemática. Identifica, ainda, a necessidade de um aprofundamento nas discussões em algumas escolas sobre os materiais de Matemática produzidos pela Rede. Além disso, foi apontado pelas participantes que o uso das ferramentas tecnológicas nas escolas e nas formações pós-pandemia é importante, desafiador e contribui na rotina entre o trabalho e as horas de estudo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CURI, Edda. A Matemática e os professores dos Anos Iniciais. São Paulo: Musa, 2005.

FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes. (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo: Musa Editora, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. Tradução de Silvana Cobucci Leite. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINS, Priscila Bernardo; BORELLI, Suzete de Souza; CURI, Edda. O ensino de Estatística apresentado nos materiais curriculares dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-24, 2020.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Educação e Sociedade, Campinas, v. 42, p. 1-16, 2021.

PONTE, João Pedro. Estudiando conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de Matemáticas. In: PLANAS, Nuria. (Coord). Teoria, crítica y prática de la Educación Matemática. Barcelona: Graó, 2012, p. 83-98.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Aprender Sempre: Língua Portuguesa e Matemática. 4º ano do Ensino Fundamental Material do Professor. São Paulo: SEE, 2021.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Habilidades essenciais dos Anos Iniciais: Matemática. São Paulo: SEE, 2021.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y Enseňanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado: Revista de Curriculum y Formación del Professorado, v. 2, n. 9, p. 1-30, 2005.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundation of the new reform. Harvard Educacional Review, v. 1, n. 57, p. 1-22, 1987.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educacional Research, v. 2, n. 15, p. 4-14, 1986.

SOLIGO, Rosaura. Metodologias dialógicas de formação. In: FALA OUTRA ESCOLA, 7, 2015. Anais do VII Fala outra Escola: O teu olhar trans-forma o meu?. Campinas: GEPEC, 2015, p. 1-19.

UTIMURA, Grace Zaggia. Conhecimento profissional de professoras de 4º ano centrado no ensino dos números racionais positivos no âmbito do estudo de aula. 2019. 195f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

UTIMURA, Grace Zaggia; BORELLI, Suzete de Souza; CURI, Edda. Lesson study (estudo de aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-16, 2020.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

25-03-2022

Como Citar

UTIMURA, G. Z.; CURI, E. . Processo formativo envolvendo professoras dos Anos Iniciais que ensinam Matemática e uma coordenadora pedagógica no contexto da pandemia da Covid-19. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 6, n. 12, p. 1–19, 2022. DOI: 10.46551/emd.v6n12a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4863. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos