Professores/as que ensinam Matemática e o trabalho docente remoto: a experiência do presente e o olhar para o futuro

Autores

DOI:

10.46551/emd.v6n12a06

Palavras-chave:

Professores, Matemática, Trabalho Remoto, Pandemia

Resumo

Investigamos o que representa/significa o ensino remoto para os/as professores/as que ensinam Matemática no Distrito Federal (DF). O estudo qualitativo, de cunho exploratório, teve como participantes 42 professores/as que atuam em escolas públicas do DF. Os dados foram coletados por meio de um questionário aberto cujas respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a maior parte dos/as professores/as lidou com dedicação e empenho no ensino remoto, acreditam que este é um momento de possibilidades de ressignificação e mudanças do/no processo de ensino-aprendizagem e reconhecem limitações no atendimento aos estudantes, na mesma proporção em que reconhecem, também, as potencialidades do uso de recursos tecnológicos para o ensino da Matemática, além de uma pequena parcela que se mostrou menos confiante sobre as possíveis contribuições que o ensino remoto pode oferecer quanto ao uso de tais recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Lynn. Educação Remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.

BEZERRA, Narjara Peixoto Xavier; VELOSO, Antonia Pereira; RIBEIRO, Emerson. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2021.

BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União: Seção 1, Edição Extra, 26 jun. 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2017.

KUBO, Olga Mitsue; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 5, p. 1-19, dez. 2001.

MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p. 262-280, maio/ago. 2021.

MARTINS, Sandra Cristina Batista; SANTOS, Geiza; RUFATO, João Antonio; BRITO, Glaucia Silva. Tecnologias na educação em tempos de pandemia: uma discussão (im)pertinente. Interacções, Santarém, v. 16, n. 55, p. 6-27, 2020.

MORAES, Eriene Macêdo; COSTA, Walber Christiano Lima; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Ensino remoto: percepções de professores que ensinam Matemática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 2, p. 1-14, maio/ago. 2021.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: teoria e prática, v. 3, n. 1, p. 137-144, set. 2000.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio (Org.). Práticas de ensino de Matemática em cursos de Licenciatura em Pedagogia: oficinas como instrumentos de aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana Lúcia. Educação Matemática Inclusiva: diálogos com as Teorias da Atividade, da Aprendizagem Significativa e das Situações Didáticas. São Paulo: Livraria da Física, 2019.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; PEREIRA, Cátia Maria Machado da Costa. As políticas de avaliação e suas relações com o currículo de Matemática na Educação Básica. In: MOREIRA, Geraldo Eustáquio Moreira; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; PEREIRA, Cátia Maria Machado da Costa. (Org.). Políticas de avaliação e suas relações com o currículo de Matemática na Educação Básica. Brasília: SBEM, 2021, p. 7-12.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VIEIRA, Lygianne Batista. Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Revista Participação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 171-173, nov. 2020.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VIEIRA, Lygianne Batista; Joeanne Neves FRAZ; FERREIRA, Weberson Campos; TEIXEIRA, Cristina de Jesus. Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática: socializando experiências exitosas do DIEM. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. 1-25, jan. 2021.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.

MOURA, Ellen Michelle Barbosa; FRAZ, Joeanne Neves; SANTOS, Karla Vanessa Gomes; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Grandezas e Medidas no contexto da inclusão: a Educação Matemática na formação do professor. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-25, 2021.

NASCIMENTO, Paulo Meyer; RAMOS, Daniela Lima; MELO, Adriana Almeida Sales de; CASTIONI, Remi. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Nota Técnica n. 8. Brasília, IPEA/Disoc, ago. 2020.

NÓVOA, António. A metamorfose da escola. Revista Militar, Lisboa, v. 72, n. 1, p. 33-42, jan. 2020.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, 1-16, 2021.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Nothing is new, but everything has changed: a viewpoint on the future school. Prospects, v. 49, p. 35-41, 2020.

PAIVA, Tatiana Vieira dos Santos. O desafio da linguagem matemática através das novas tecnologias. 2016. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Departamento de Ciências Exatas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista.

PAULIN, Juliana França Viol. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: um olhar retrospectivo para os artigos do SIPEM. In: ROSA, Maurício; BAIRRAL, Marcelo Almeida; AMARAL, Rúbia Barcelos. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Livraria da Física, 2015, p. 17-56.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, p. 41-57, set. 2020.

SALLES, Aline Terra; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Interações docentes e aprendizagem matemática em um ambiente virtual. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 453-466, ago. 2012.

SANTOS, José Elyton Batista; ROSA, Maria Cristina; SOUZA, Deniza da Silva. O ensino de Matemática em tempos de pandemia e suas implicações. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 758-777, jan./abr. 2021.

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; FERREIRA, Weberson Campos; FRAZ, Joeanne Neves; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam Matemática. Devir Educação, Lavras, edição especial, p. 118-140, set. 2021b.

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; FRAZ, Joeanne Neves; FERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Percepção de professores que ensinam Matemática sobre o Ensino Remoto Emergencial e o processo de ensino-aprendizagem. Debate em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 966-991, jan./abr. 2021a.

TIESEN, Sandryne Maria de Campos; ARAÚJO, Rafaele Rodrigues. O ensino de Matemática por meio da contextualização e da pesquisa. Educação Matemática Debate. Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-16, 2020.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-05-2022

Como Citar

TEIXEIRA, C. de J.; FERREIRA, W. C.; FRAZ, J. N.; MOREIRA, G. E. Professores/as que ensinam Matemática e o trabalho docente remoto: a experiência do presente e o olhar para o futuro. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 6, n. 12, p. 1–17, 2022. DOI: 10.46551/emd.v6n12a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4920. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos