A Teoria de P. Ya. Galperin nas pesquisas em Educação Matemática

Autores

DOI:

10.24116/emd25266136v1n32017a02

Palavras-chave:

Educação Matemática, Estado da Arte, Métodos de Ensino, Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos

Resumo

Desde seu surgimento, a Educação Matemática vem se consolidando como uma área de pesquisa. Dada sua natureza multifacetada, estudos Estado da Arte são importantes para apontar tendências e lacunas de suas linhas investigativas. Destarte, esse artigo visa mapear e caracterizar trabalhos sob o aporte da Teoria de Galperin disponíveis em duas bibliotecas digitais. Sendo uma pesquisa Estado da Arte, selecionamos 15 estudos e os categorizamos em função de: curso, instituição, níveis e modalidades de ensino e conteúdos abordados. Verificamos nas investigações: a prevalência em mestrados profissionais, distribuição em todas as regiões brasileiras, do Ensino Fundamental ao Superior e nas modalidades Educação Especial e Educação a Distância, tratando de todas as subáreas da Matemática da Educação Básica. Assim, é fundamental que novas investigações sobre a Teoria de Galperin sejam empreendidas, visando contribuir para difusão de uma perspectiva de educação escolar voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

GONÇALVES, P. G. F.; NÚÑEZ, I. B. A Teoria de P. Ya. Galperin nas pesquisas em Educação Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 3, p. 277–295, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n32017a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/50. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos