John Dewey, Edgar Morin e Educação Matemática

Autores

DOI:

10.46551/emd.v6n12a17

Palavras-chave:

Dewey, Morin, Complexidade, Educação Matemática

Resumo

Neste texto, abordam-se aspectos das correntes epistemológicas racionalista e empirista, bem como relações (existentes e/ou engendráveis) entre elas, as quais culminaram e culminam com a concepção filosófica interacionista. Indicam-se aproximações e distanciamentos entre o racionalismo e o empirismo, tomando-se como referencial, para tanto, princípios complexos morinianos. Almeja-se sublinhar elementos da visão interacionista deweyana julgados compatíveis com a teoria do conhecimento defendida por Morin. Busca-se ressaltar, igualmente, a influência de John Dewey no que tange à criação das noções de professor reflexivo e de professor pesquisador, frisando-se que essas duas figuras de professor se voltam para o enfrentamento das incertezas inerentes à complexidade da natureza, da vida, da sociedade e do homem. Advoga-se, enfim, no presente artigo, que o realce de liames entre os ideários de Dewey e de Morin possibilita que a Matemática seja mais bem compreendida, inclusive em termos epistêmicos, por ensinantes e aprendentes. O trabalho exposto nas próximas laudas é de cunho eminentemente teórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis: Vozes, 2004.

CAMPOS, Silmara de; PESSOA, Valda Inês Fontenele. Discutindo a formação de professoras e professores com Donald Schön. In: GERALDI, Corinta Maria Grisólia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (Org.) Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 183-206.

CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

DEWEY John. Reconstrução em filosofia. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Nacional, 1959b.

DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. Tradução de Roberto Cavallari Filho. São Paulo: Ática, 2007.

DICKEL, Adriana. Que sentido há em se falar em professor-pesquisador no contexto atual? Contribuições para o debate. In GERALDI, Corinta Maria Grisólia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). São Paulo: Mercado de Letras, 1998, p. 33-71.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de J. Rodrigues de Merege. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

LISITA, Verbena; ROSA, Dalva; LIPOVETSKY, Noêmia. Formação de professores e pesquisa: uma relação possível? In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001, p. 107-127.

MENDONÇA, Ana Waleska. Anísio Teixeira e a universidade de educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar. Edgar Morin: ninguém sabe o dia que nascerá. Tradução de Maria Leonor Loureiro. Belém: EdUEPA, 2002c.

MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. Tradução de Ilana Heineberg. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2003a.

MORIN, Edgar. O método 2: a vida da vida. Tradução de Marina Lobo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2002a.

MORIN, Edgar. O método 3: a consciência da consciência. Tradução de Juremir Machado da Silva. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. Tradução de Juremir Machado da Silva. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2003b.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora Ferreira da Silva e Jeanne Sawaia. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002b.

MORIN, Edgar. Science avec conscience. Paris, France: Fayard, 1982.

NÓVOA, António. Matrizes curriculares. In: Salto para o Futuro. Brasília: TV Brasil, 13 set. 2001.

PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Armed, 2000.

STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. (Textos selecionados por Jean Rudduck e David Hopkins). 2. ed. Madrid: Morata, 1993.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

24-10-2022

Como Citar

LEVY, L. F. John Dewey, Edgar Morin e Educação Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 6, n. 12, p. 1–16, 2022. DOI: 10.46551/emd.v6n12a17. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/5548. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos