Reverberações habermasianas em dissertações e teses em Educação Matemática no Brasil
DOI:
10.46551/emd.v7n13a02Palavras-chave:
Educação Matemática, Habermas, Teoria Crítica da Sociedade, FilosofiaResumo
Motivados pelos estudos e investigações que vimos desenvolvendo no campo/movimento da Educação Matemática nos últimos anos, neste artigo, intentamos apresentar um estudo metodologicamente pautado na Revisão Sistemática de Literatura que objetiva levantar e apontar pesquisas realizadas em Educação Matemática, que tomem constructos filosóficos advindos dos escritos de Jürgen Habermas como principal referencial teórico, de forma a oferecer um panorama de como as contribuições habermasianas têm reverberado no campo da Educação Matemática em relatórios de pesquisas desenvolvidas no Brasil. Como banco de dados, tomamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo em vista a natureza dos trabalhos presentes no referido banco. Em termos de resultados, foi possível constatar que os constructos Mundo da Vida e Mundo do Sistema (ou Sistema) são o que mais vigoram na fundamentação das pesquisas erguidas e selecionadas neste estudo.
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