Gestos e toques em tela na compreensão de conceitos sobre bases numéricas: interações com o aplicativo Multibase

Autores

DOI:

10.46551/emd.v7n13a16

Palavras-chave:

Bases Numéricas, Gestos Epistêmicos, Dispositivos Móveis com Toque em Tela, Tablets, Multibase

Resumo

Este estudo aborda a contribuição do uso de dispositivos móveis com toque em tela que possibilitam um novo olhar sobre o processo epistemológico diante da interação homem-dispositivo. Apresenta-se um recorte de uma pesquisa de mestrado, na qual se defende o uso da tecnologia touchscreen como ambiente de interação entre corpo e cérebro. Foram investigadas as contribuições de uma proposta de ensino com o uso do aplicativo Multibase para a aprendizagem de conceitos relacionados a bases numéricas, tendo como referência os gestos. De natureza qualitativa e abordagem interpretativa, esta pesquisa investigou uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. A partir das análises, verificou-se o que os gestos revelam e como contribuem para a compreensão dos conceitos presentes nas bases numéricas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTOÉ, Renan Oliveira; FERREIRA, Késia Alves Penna; FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira. Os gestos também falam! Reflexões para análise de gestos em processos epistêmicos na interação “corpo-mídia-matemática”. In: Anais do IX Seminário Nacional da Licenciatura em Matemática. Itapemirim: IFES, 2021.

BACCAGLINI-FRANK, Anna; MARACCI, Mirko. Multi-touch technology and preschoolers’ development of number-sense. Digital Experiences in Mathematics Education, v. 1, n. 1, p. 7-27, apr. 2015.

BAIRRAL, Marcelo Almeida. As manipulações em tela compondo a dimensão corporificada da cognição matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 99-106, 2017.

BAIRRAL, Marcelo Almeida. Not only what is written counts! Touchscreen enhancing our cognition and language. Global Journal of Human-Social Science, v. 20, n. 5, p. 1-11, 2020.

BAIRRAL, Marcelo Almeida; ASSIS, Alexandre; SILVA, Bárbara Caroline de. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na Educação Matemática. Seropédica: EDUR, 2015.

BIKNER-AHSBAHS, Angelika. Semiotic sequence analysis — constructing epistemic types empirically. In: Proceedings of the 30th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Prague: PME, 2006, p. 161-168.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Tradução de Dora Vicente e Georgina Segurado. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DREYFUS, Tommy; SABENA, Cristina; KIDRON, Ivy; ARZARELLO, Ferdinando. The epistemic role of gestures: a case study on networking of APC and AiC. In: BIKNER-AHSBAHS, Angelika; PREDIGER, Susanne. (Ed.). Networking of theories as a research practice in Mathematics Education. New York: Springer, 2014, p. 127-151.

FERREIRA, Késia Alves Penna. O aplicativo Multibase e bases numéricas diversas: um estudo sobre a contribuição dos gestos na aprendizagem. 2021. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) — Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória.

FRANZOSI, Vito Rodrigues. Agrupamentos e desagrupamentos no aplicativo Multibase: uma proposta de ensino do conceito de número e operações do campo conceitual aditivo. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) — Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória.

FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira. Aplicativo Multibase para tablets: análise de uma de suas funcionalidades. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 21, n. 51, p. 15-24, out. 2016.

FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira. Um ambiente para operações virtuais com o material dourado. 2004. 189f. Dissertação (Mestrado em Informática) — Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória.

GOLDIN-MEADOW, Susan. Hearing gesture: how our hands help us thing. Cambridge: Harvard University Press, 2005.

GROSSI, Esther Pillar. Um novo jeito de ensinar Matemática: sistema de numeração. Porto Alegre: GEEMPA, 2006.

JUNGWIRTH, Helga. Interpretative forschung in der Mathematikdidaktik — ein Überblick für Irrgäste, Teilzieher und Standvögel. ZDM Mathematics Education, v. 35, n. 5, p. 189-200, oct. 2003.

KRAUSE, Christina M. The Mathematics in our hands: how gestures contribute to constructing mathematical knowledge. Wiesbaden: Springer, 2016.

McNEILL, David. Hand and mind: what gestures reveal about thought. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

MEIER, Melissa. O uso de dispositivos móveis e tecnologia touchscreen em atividades de Geometria. 2017. 126f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) — Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

MONTEIRO, Maria Priscila Bacellar. Conhecimentos de crianças sobre o sistema de numeração: o desafio de utilizar eficazmente a numeração escrita. 2016. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

Arquivos adicionais

Publicado

10-11-2023

Como Citar

FERREIRA , K. A. P.; FREITAS, R. C. de O.; GONÇALVES, A. da S. Gestos e toques em tela na compreensão de conceitos sobre bases numéricas: interações com o aplicativo Multibase. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–20, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a16. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6310. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos