Estudo da Geometria Plana e Espacial GeoGebra por alunos com Altas Habilidades/Superdotação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
10.46551/emd.v7n13a17Palavras-chave:
Sólidos Geométricos, Figuras Planas, GeoGebra, TecnologiaResumo
Este trabalho de cunho qualitativo-interpretativo investigou relações que crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) estabeleceram entre a Geometria Plana e a Geometria Espacial por meio da manipulação de um cenário animado no GeoGebra. As análises estão pautadas em registros escritos e gravações de áudio de três crianças, ao trabalharem com o cenário animado Encaixe das figuras geométricas, por meio das quais foram identificadas habilidades da BNCC manifestadas por essas crianças. Foi identificado que o cenário animado Encaixe das figuras geométricas contribuiu com a percepção, o reconhecimento, a movimentação e a diferenciação entre sólidos geométricos e figuras planas, e que não depende da idade do estudante para trabalhar com cenários animados no GeoGebra.
Downloads
Referências
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.
ARMSTRONG, Thomas. Inteligências múltiplas na sala de aula. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.
FLEITH, Denise de Souza. Criatividade e altas habilidades/superdotação. Educação Especial, Santa Maria, n. 28, p. 219-232, 2006.
GAMA. Maria Clara Sodré Salgado. As teorias de Gardner e de Sternberg na educação de superdotados. Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 665-674, set./dez. 2014.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligência múltiplas. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Tradução de Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
MARTINS, Bárbara Amaral. Alunos precoces com indicadores de altas habilidades/superdotação no Ensino Fundamental: identificação e situações (des)favorecedoras em sala de aula. 2013. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista. Marília.
MOSQUERA, Juan José Mouriño, STOBÄUS, Claus Dieter, FREITAS, Soraia Napoleão. Altas habilidades/superdotação: abordagem ao longo da vida. Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 46, p. 401-420, maio/ago. 2013.
RAMOS-FORD, Valerie; GARDNER, Howard. Giftedness from a multiple intelligence perspective. In: COLANGELO, Nicholas; DAVIS, Gray A. (Ed.). Handbook of gifted education. Boston: Allyn & Bacon, 1991, p. 55-64.
RENZULLI, Joseph Salvatore. What makes giftedness? Re-examining a definition. Phi Delta Kappan, v. 60, n. 3, p. 180-184, 261, nov. 1978.
SOUZA, Amanda Rodrigues; FELICIO, Natália Costa; FANTACINI, Renata Andrea Fernandes; ALMEIDA, Maria Amelia. Conhecendo as altas habilidades/superdotação: definições e caracterizações. Educação, Batatais, v. 5, n. 2, p. 9-32, jul./dez. 2015.
VIEIRA, Nara Joyce Wellausen. Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para identificação da superdotação. Linhas, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 1-17, 2005.
VIRGOLIM. Angela Mágda Rodrigues. Altas Habilidades / Superdotação: encorajando potenciais. Brasília: MEC/SEE, 2007.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.