Formação continuada online de professores sobre ensino e aprendizagem de Estatística
DOI:
10.46551/emd.v7n13a08Palavras-chave:
Educação Estatística, Ciclo Investigativo, Formação de Professores, Anos IniciaisResumo
Este estudo tem como objetivo analisar um processo de formação continuada online de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino e a aprendizagem de Estatística. Durante quatro encontros refletimos sobre a importância de se desenvolver pesquisas envolvendo as fases do ciclo investigativo e sua viabilidade por meio de práticas docentes no ambiente escolar, considerando os diferentes tipos de conhecimento do professor. Realizamos uma pesquisa junto com os professores sobre o uso da internet para o ensino de Estatística e eles realizaram com seus alunos uma pesquisa sobre pets e relataram para o grupo. Todo processo formativo ocorreu de maneira online favorecendo, dessa maneira, a participação de professores em diferentes estados do Brasil. O processo formativo promoveu reflexões para o ensino de Estatística a partir das vivências com pesquisa, ampliando o que pode e deve ser ensinado pelos professores nos Anos Iniciais sobre Estatística.
Downloads
Referências
ANDRADE, Amanda Regina dos Santos; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Práticas didáticas e conhecimentos estatísticos de professoras da Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 1-18, 2023.
BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Educacion, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.
CAVALCANTI, Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque. Escala apresentada em gráficos: conhecimentos matemáticos para o ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (crianças e EJA). 2018. 295f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) — Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
CAVALCANTI, Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Formação de professor sobre escala apresentada em gráfico: uma proposta a partir dos Conhecimentos Matemáticos para o Ensino (MKT). In: Anais da III Jornadas Argentinas de Educación Estadística. Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2021, p. 70-76.
CURI, Edda; NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira. O ensino de gráficos e tabelas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: resultados de pesquisa nas várias instâncias curriculares. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamearicana, Recife, v. 7, n. 1, p. 1-22, 2016.
EVANGELISTA, Betânia. Ensino e aprendizagem de tabelas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 313f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) — Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
EVANGELISTA, Betânia; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; OLIVEIRA, Izabella. Representação em tabelas: aprendizagem por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, Juazeiro, v. 3, n. 1, 2022.
GAL, Iddo. Adults' Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, apr. 2002.
GRYMUZA, Alissá; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Os currículos prescrito e apresentado no manual do professor do livro didático relativo à Estatística. Revista Eletrônica de Educação, 2023 (no prelo).
GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Cada um organiza como quer: a classificação nos Anos Iniciais. Revista de Educação Matemática e tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 7, n. 1, p. 1-23, set. 2016.
GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; CARVALHO, José Ivanildo Felisberto. (Org.). Estatística e probabilidade na escola. Editora UFPE, Recife, 2021.
GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; GITIRANA, Verônica. Estatística no Ensino Fundamental: a pesquisa como eixo estruturador. In: BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. (Org.). Processo de ensino aprendizagem em Educação Matemática. Recife: Editora UFPE, 2013, p. 93-132.
MUNIZ, Rita de Cássia Gonçalves; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. De quadrado em quadrado construímos um gráfico? In: GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; CARVALHO, José Ivanildo Felisberto. (Org.). Estatística e probabilidade na escola. Recife: Editora UFPE, 2021, p. 152-168.
PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. Gênese das estruturas lógicas elementares. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
SILVA, Izabela Cristina Bezerra; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Estratégias de ensino articulando literatura e Estatística. In: GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; CARVALHO, José Ivanildo Felisberto. (Org.). Estatística e probabilidade na escola. Recife: Editora UFPE, 2021, p. 212-228.
SOUSA, Helenita Jesus; COUTO, Maria Elizabete Souza. Desenvolvimento profissional de professores: um olhar para o ensino de Estatístico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-25, abr./jun. 2021.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.