O game Slice Fractions como espaço para ensinar frações e a abertura à constituição de conhecimento matemático

Autores

DOI:

10.46551/emd.v7n13a12

Palavras-chave:

Game, Slice Fractions, Educação Matemática, Conhecimento

Resumo

Neste trabalho se pretende discutir o game Slice Fractions, identificando as potencialidades abertas para ensinar frações e as significações possibilitadas aos alunos que jogam. Como metodologia articula-se o Digital Game Based Learning (DGBL) e a fenomenologia husserliana. Na vivência trazida à discussão, os participantes apresentaram os significados de frações como parte-todo; número; operações; comparações; ordenação. Entende-se que o jogar situa-se como um elemento de nossa presencialidade, então a significação dos objetos matemáticos, frações, se desdobra como constituição de conhecimentos no ato de jogar Slice Fractions em articulação com a resolução de problemas. Entrelaçados aos elementos do game, vê-se que emerge no processo de jogar a atividade da pessoa que constitui conhecimento matemático e se abre ao diálogo com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AARSETH, Espen. O jogo da investigação: abordagens metodológicas à análise de jogos. Caleidoscópio, Lisboa, n. 4, p. 9-23, 2003.

AKAMINE, Caio Shindi; PROENÇA, Marcelo Carlos de. Ensino-aprendizagem de adição de frações via resolução de problemas. Tecné, Episteme y Didaxis, n. 52, p. 303-322, 2022.

BEHR, Merlyn J.; LESH, Richard; POST, Thomas R.; SILVER, Edward A. Rational number concepts. In: LESH, Richard.; LANDAU, M. (Ed.), Acquisition of Mathematics concepts and processes. New York: Academic Press, 1983, p. 91-125.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A lógica da pesquisa qualitativa e os modos de procedimentos nela fundados. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 9, n. 22, p. 540-552, 2021.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. The constitution of mathematical science from a phenomenological perspective. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 1, n. 1, p. 54-67, 2011.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Filosofia da Educação Matemática segundo uma perspectiva fenomenológica. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.). Filosofia da Educação Matemática: Fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo: Editora da Unesp, 2010, p. 23-46.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1997.

ALES BELLO, Angela. Introdução à Fenomenologia. Tradução de Miguel Mahfoud e Marina Massimi. Bauru: EDUSC, 2006.

BROWN, Stuart L. Play: how it shapes the brain, opens the imagination, and invigorates the soul. Londes: Penguin, 2009.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Por que se ensina Matemática?. Brasília: SBEM, 2013.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GEE, James Paul. Games for learning. Educational Horizons, v. 91, n. 4, p. 16-20, apr. 2013.

GEE, James Paul. Learning and Games. In: SALEN, Katie. (Ed). The Ecology of Games: connecting youth, games and learning. Cambridge: The MITPress, 2008, p. 21-40.

JUUL, Jesper. The art of failure: an essay on the pain of playing video games. Cambridge: The MIT Press, 2013.

JUUL, Jesper. Half-Real: video games between real rules and fictional worlds. Cambridge: The MIT Press, 2005.

JUUL, Jesper. A clash between game and narrative: a thesis on computer games and interactive fiction. Copenhagen: University of Copenhagen, 1989.

KIEREN, Thomas E. Personal knowledge of rational numbers: its intuitive and formal development. In: HIEBERT, James; BEHR, Merlyn. (Ed.) Number concepts and operations in the middle grades. Reston: NCTM, 1988, p. 162-181

NOVAES, Barbara Winiarski Diesel; PINTO, Neuza Bertoni. Estudos recentes sobre frações no campo da História da Educação Matemática: avanços e desafios. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 5, p. 1-20, 2021.

NUNES, Terezinha; BRYANT Peter; PRETZLIK, Ursula; BELL, Daniel; EVANS, Deborah; WADE, Joanna. Children’s understanding of fractions: a compreensão das crianças sobre frações. Contrapontos, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 509-517, set./dez. 2008.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.

PAULO, Rosa Monteiro; FIRME, Ingrid Caroline; TONÉIS, Cristiano Natal. Tecnologias digitais como possibilidade para compreender a produção de conhecimento em Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 3, n. 1, p. 17-39, 2019.

ROSA, Mauricio; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Focando a constituição do conhecimento matemático que se dá no trabalho pedagógico que desenvolve atividades com tecnologias digitais. In: PAULO, Rosa Monteiro; FIRME, Ingrid Cordeiro; BATISTA, Carolina Cordeiro. (Org.). Ser professor com tecnologias: sentidos e significados. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, p. 13-44.

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 45-60, 1997.

SILVA JÚNIOR, Wander Moraes da. Frações e seus diferentes significados em alguns materiais didáticos de Matemática. 2020. 586f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte.

TONÉIS, Cristiano Natal. Os games na sala de aula: games na educação ou a gamificação da educação. Clube de Autores, 2022.

TONÉIS, Cristiano Natal. Criando e articulando desafios nos jogos digitais: Puzzles; tasks e quests. In: LEMES, David de Oliveira. (Org.). Level design, jogabilidade e narrativa para games. São Paulo: Editora C0D3S, 2018, p. 28-41.

TONÉIS, Cristiano Natal. O design de Puzzles nos jogos digitais. Proceedings of XV SBGames. São Paulo: SBC, 2016, p. 404-411.

TONÉIS, Cristiano Natal. A experiência matemática no universo dos jogos digitais: o processo do jogar e o raciocínio lógico e matemático. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo.

WOLF, Mark J. P. (Ed). The video game explosion: a history from Pong to PlayStation and Beyond. Westport: Greenwood Press, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

03-11-2023

Como Citar

TONEIS, C. N.; PAULO, R. M. O game Slice Fractions como espaço para ensinar frações e a abertura à constituição de conhecimento matemático. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–24, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a12. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6403. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos