A reflexão sobre a prática e o discurso de professores: um estudo de caso
DOI:
10.24116/emd.e202002Palavras-chave:
Professor reflexivo, Discurso do professor, Reflexão sobre a práticaResumo
Este artigo apresenta uma discussão acerca do discurso de professores que ensinam Matemática sobre a temática “professor reflexivo”. A investigação foi realizada com professores de diferentes níveis de ensino e que atuam no município de Guarulhos. Metodologicamente, esta pesquisa está alicerçada nos princípios do estudo de caso, e para a coleta de dados utilizamos diferentes instrumentos, como o uso de questionário e as entrevistas. As análises de nossos dados nos permitiram observar que os discursos dos professores participantes desta investigação convergem, em parte, com as discussões teóricas que adotamos para nossa análise. Os dados nos permitem inferir, também, que estes professores pouco se envolvem com as leituras e discussões que poderiam auxiliá-los, teoricamente, no processo de formação de um professor reflexivo.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p 11-42, jul./dez. 1996.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Construindo a docência no Ensino Superior: relação entre saberes pedagógicos e saberes científicos. In: ROSA, Dalva Eterna Gonçalves; SOUZA, Vanilton Camilo de. (Org). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro; Goiânia: DP&A; Alternativa, 2002, p. 173-187.
ARAUJO, Merlinda Pessoa. Formação docente: caminhos percorridos em busca de um processo. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 2008, Teresina. Anais: V EPEd: a escritura da pesquisa em Educação e suas diversas linguagens. Teresina: UFPI, 2008, p. 1-13.
DEWEY, John. Como pensamos — como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução de Haydée Camargo. São Paulo: Editora Nacional,1979.
FERREIRA, Marcos Artemio Fischborn. Trabalho infantil e produção acadêmica nos anos 90: tópicos para reflexão. Estudos de Psicologia, Natal, v. 6, n. 2, p. 213-225, jul./dez. 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 53-79.
NEVES, Tatiane Garcia; BITTAR, Marilena. Análise da prática de um professor no ensino da matemática: possíveis reflexões em um processo. Em Teia, Recife, v. 5, n. 3, p. 1-23, 2015.
NOGUEIRA, Roberto. Elaboração e análise de questionário: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro: UFRJ/ COPPEAD, 2002.
OLIVEIRA, Cristiano Lessa. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias, Paraná, v. 2, n. 3, p. 1-16, set./dez. 2008.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SANDIN ESTEBAN, Maria Paz. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução de Miguel Cabrera. Porto Alegre: Artmed, 2010.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 77-91.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Tradução de Afonso José Carmona Teixeira, Maria João de Carvalho, Maria Nóvoa. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.