As variadas concepções de Álgebra no contexto da Educação Matemática
DOI:
10.46551/emd.v7n13a15Palavras-chave:
Álgebra, Concepções, Educação MatemáticaResumo
Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo apresentar as concepções de Álgebra no campo da Educação Matemática e concepções próprias sobre essa área. Para desenvolvê-lo, realizamos inicialmente uma Revisão Sistemática de Literatura a fim de identificar as concepções de Álgebra em publicações. Posteriormente, fizemos um estudo teórico para descrever as categorias das concepções existentes e formular as nossas próprias compreensões. Os resultados do estudo apontam que existem categorizações de concepções de Álgebra já instituídas por diversos autores, prevalecendo a ideia de que essa área da Matemática consiste em: generalização da aritmética; ferramenta de resolução de problemas; relações entre grandezas; linguagem simbólica; conjunto de técnicas algorítmicas; entre outras compreensões.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain. Sobre o conceito de modelo. São Paulo: Mandacaru, 1989.
COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Sílvia Helena; COUTO, Maria Clara Pinheiro de Paula; VON HOHENDORFF, Jean. (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014, p. 55-70.
DIAS, Guédulla de Senna; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner. Considerações sobre a Álgebra Acadêmica e a Álgebra Escolar: um estudo em cursos de Matemática Licenciatura. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1-22, jul. 2023.
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. Contribuição para um repensar a Educação Algébrica Elementar. Pró-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 78-91, mar. 1993.
FLAVELL, John Hurley. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. Tradução de Maria Helena Souza Patto. São Paulo: Pioneira, 1975.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, set. 2019/fev. 2020.
LEE, Lesley. Early algebra — but which algebra? In: Proceedings of the 12th ICMI Study Conference. Melbourne: ICMI, 2001, p. 392-399.
LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. 4. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MACHADO, Nílson José. Matemática e realidade: das concepções às ações docentes. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Juciane Teixeira; RESENDE, Marilene Ribeiro; IBRAHIM, Soraia Abud; FERNANDES, Florença. As concepções de Álgebra e de Educação Algébrica: uma análise de livros didáticos do 8º ano. Profissão Docente, Uberaba, v. 15, n. 33, p. 127-145, 2015.
STANAT, Donald F.; MCALLISTER, David F. Discrete Mathematics in Computer Science. New Jersey: Prentice-Hall, 1977.
THOMPSON, Alba Gonzales. A relação entre concepções de Matemática e de ensino de Matemática de professores na prática pedagógica. Zetetike, Campinas, v. 5, n. 2, p. 11-44, jul./dez. 1997.
USISKIN, Zalman. Concepções sobre a Álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. (Org.). As ideias da Álgebra. Tradução de Hygino Hugueros Domingues. 4. ed. São Paulo: Atual, 1995, p. 9-22.
VEIGA, Márcia Stochi. Concepções de Álgebra em teses sobre cursos de licenciatura em Matemática no Brasil. 2016. 199f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.