Experiências de Estágio de Observação em turma do 9º ano do Ensino Fundamental: as tessituras de um futuro professor

Autores

DOI:

10.46551/emd.v7n13a18

Palavras-chave:

Estágio de Observação, Licenciatura em Matemática, Escola, Formação de Professores

Resumo

Objetiva-se refletir acerca da importância da observação para a constituição da identidade profissional docente. Para tal, partimos da análise das experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Matemática, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Senhor do Bonfim (BA). Para a realização do Estágio, ocorrido numa perspectiva de pesquisa, foram feitas a leitura do Projeto Político Pedagógico, a observação, questionário e construção de um relatório acerca das experiências vividas. Entre os principais resultados, temos que os processos sociais, políticos e educacionais que envolvem o âmbito escolar, desde a estrutura física da instituição até a pedagógica, implicam nas interações que ocorrem durante as aulas de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO, Catalina María; GALLEGO, Domingo José; HONEY, Peter. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, 2002.

ASSUNÇÃO, Tiago; NASCIMENTO, Robson. O inventário de estilos de aprendizagem de David Kolb e os professores de Ciências e Matemática: diálogo sobre o método de ensino. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, v. 14, n. 1, p. 14-34. ene./jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional De Educação. Parecer CNE/CES n. 15, de 2 de fevereiro de 2005. Solicitação de esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP n. 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Brasília: MEC/CNE.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

COELHO, Nara; ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha. A função social da escola pública e suas interfaces. I: Anais do X Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2011, p. 16319-16327.

CORREIA, Vinícius Christian Pinho; SILVA, Américo Junior Nunes da. O Estágio e a Formação do Professor de Matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte, v. 5, n. 17, p. 1-8, maio/set. 2020.

COSTA, Andreia Alves; ALBUQUERQUE, Leila Cunha. Avaliação da aprendizagem matemática na perspectiva dos processos avaliativos utilizados por professores do Ensino Fundamental Anos Finais. Projeção e Docência, Brasília, v. 6, n. 2, p. 28-37, 2015.

CUNHA, Cézar Pessoa. Aplicabilidade da Matemática no futuro profissional do aluno do Ensino Médio. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 4, n. 2, p. 1-8, jul. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de Álgebra. 2008. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) — Faculdade de Física. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

GUARNIERI, Maria Regina. Permanências e novos desafios da formação inicial: contribuições da didática e práticas de ensino na preparação de professores. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Rio de Janeiro, 2012, p. 99-112.

LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999, p. 15-34.

REIS, Ana Queli; NEHRING, Cátia Maria. A contextualização no ensino de Matemática: concepções e práticas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 339-364, maio/ago. 2017.

SANTOS, Alice Bispo; SILVA, Américo Junior Nunes. Estágio Supervisionado de uma Licenciatura em Matemática em uma escola da Bahia, Brasil: da observação ao constituir-se professor. Journal of Education Science and Health, Teresina, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2023.

SANTOS, Francisco Vieira; SILVA, Aline Kananda Matias. O planejamento pedagógico em Matemática: uma análise da criação à execução. Revista Encantar, Bom Jesus da Lapa, v. 1, n. 3, p. 30-46, 2019.

SANTOS, Westerley Antonio. Uma reflexão necessária sobre a profissão docente no Brasil, a partir dos cinco tipos de desvalorização do professor. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 349-358, 2015.

SENHOR DO BONFIM. Projeto político pedagógico da Escola Municipal Dr. Luís Viana Filho. Senhor do Bonfim, 2022.

SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, maio 2020.

SILVA, Américo Junior Nunes da. “Prática” e “Estágio Supervisionado” na formação de professores: o que revela um curso de Licenciatura em Matemática da UNEB?. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. 1-19, 2020.

SILVA, Américo Junior Nunes da. O educador matemático e o planejamento da atividade pedagógica: o que revela um estudo de caso com professores do semiárido baiano?. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 2, p. 1-17, 13 maio/ago. 2023.

SILVA, Américo Junior Nunes da. Professores de Matemática em início de carreira e os desafios (im)postos pelo contexto pandêmico: um estudo de caso com professores do Semiárido Baiano. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação,São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-17, 2021.

SILVA, Américo Junior Nunes; SOUZA, Ilvanete dos Santos de; BARROS, Simone Santos; ALMEIDA, Jefferson Dias Silva. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há Unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica. In.: SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ilvanete dos Santos (Org.). A formação do professor de Matemática em questão: reflexões para um ensino com significado. Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p. 39-52.

SILVA, João Gabriel; SILVA, Américo Junior Nunes da. “Se tiver cálculos eu estou fora?”: a Matemática e os reflexos para a escolha da profissão. In: SILVA, Américo Junior Nunes da; VIEIRA, André Ricardo Lucas Vieira. (Org.). Formação interdisciplinar das ciências exatas: Conhecimentos e pesquisas 2. Ponta Grossa: Atena, 2022, p. 40-59.

Arquivos adicionais

Publicado

09-12-2023

Como Citar

SANTOS, W. O. de J.; SILVA, A. J. N. Experiências de Estágio de Observação em turma do 9º ano do Ensino Fundamental: as tessituras de um futuro professor. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a18. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6961. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos