Análises acerca do tratamento da derivada no livro didático do Ensino Superior
DOI:
10.24116/emd25266136v2n62018a02Palavras-chave:
Derivada, Taxa de Variação, Livro DidáticoResumo
Este artigo, surgiu de algumas inquietações, principalmente da prática ao lecionar a disciplina Cálculo Diferencial e Integral no curso de Engenharia, em especial a derivada, alto índice de reprovação e a não associação (por parte dos estudantes) do significado da derivada como Taxa de Variação. Nossa intenção é analisar como o livro didático aborda a introdução do conceito da derivada com ênfase na Taxa de Variação. Tivemos as contribuições de Pino-Fan et al. (2013) sobre as ideias do sentido holístico da derivada que foi reconstruído por meio do princípio da configuração epistêmica (CE), identificando seus significados parciais. Construímos um quadro para analisar o significado parcial da derivada em um livro didático cruzando os dados das configurações epistêmicas (CE) e os campos de problemas (CP). Concluímos que entre oito configurações epistêmicas se relacionando com cinco campos de problemas, o livro analisado opta pelo significado parcial da derivada como limite.
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Referências
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