Ensino de Matemática e a produção de videoaulas
DOI:
10.24116/emd25266136v2n62018a03Palavras-chave:
Tecnologia no Ensino de Matemática, Elaboração de Videoaula, Educação de MatemáticaResumo
Apresentamos parte de uma pesquisa que explorou caminhos, sugestões e alternativas para a elaboração, criação e compartilhamento de videoaulas com conteúdos de Matemática. Foram utilizados os PCN dos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, tanto no estudo para argumentação de educação geral quanto para problematizar o ensino e a aprendizagem da Matemática. Realizamos levantamento em sites para encontrar softwares e recursos que atendessem às necessidades para elaborar, produzir e compartilhar vídeos educativos. Foram produzidas três videoaulas com base nos documentos norteadores, elegendo como conteúdo o bloco temático Números e Operações, destacando como tema a História da Matemática. Descrevemos as etapas que percorremos na elaboração, produção e compartilhamento das videoaulas, e fizemos uma reflexão sobre as expectativas, dificuldades e resultados que obtivemos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasilia: MEC/SEF, 1998.
IFRAH, George. Os números a história de uma grande invenção. São Paulo: Globo, 1992.
JOAQUIM, Rogério. Produção de vídeos-aula para o ensino de Matemática. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Guarulhos.
KENSKI, Vani Moreira. O desafio da educação a distância no Brasil. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p. 1-13, mar./ago. 2002.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Matemática. São Paulo: SEE, 2008.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.