Ensino de Matemática e a produção de videoaulas

Autores

DOI:

10.24116/emd25266136v2n62018a03

Palavras-chave:

Tecnologia no Ensino de Matemática, Elaboração de Videoaula, Educação de Matemática

Resumo

Apresentamos parte de uma pesquisa que explorou caminhos, sugestões e alternativas para a elaboração, criação e compartilhamento de videoaulas com conteúdos de Matemática. Foram utilizados os PCN dos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, tanto no estudo para argumentação de educação geral quanto para problematizar o ensino e a aprendizagem da Matemática. Realizamos levantamento em sites para encontrar softwares e recursos que atendessem às necessidades para elaborar, produzir e compartilhar vídeos educativos. Foram produzidas três videoaulas com base nos documentos norteadores, elegendo como conteúdo o bloco temático Números e Operações, destacando como tema a História da Matemática. Descrevemos as etapas que percorremos na elaboração, produção e compartilhamento das videoaulas, e fizemos uma reflexão sobre as expectativas, dificuldades e resultados que obtivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasilia: MEC/SEF, 1998.

IFRAH, George. Os números a história de uma grande invenção. São Paulo: Globo, 1992.

JOAQUIM, Rogério. Produção de vídeos-aula para o ensino de Matemática. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Guarulhos.

KENSKI, Vani Moreira. O desafio da educação a distância no Brasil. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p. 1-13, mar./ago. 2002.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Matemática. São Paulo: SEE, 2008.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

01-09-2018

Como Citar

SANTANA, R. .; JANUARIO, G. Ensino de Matemática e a produção de videoaulas. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 6, p. 254–264, 2018. DOI: 10.24116/emd25266136v2n62018a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/73. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos