Formação inicial de professores(as) de Matemática: materiais autorais digitais com os Temas Contemporâneos Transversais
DOI:
10.46551/emd.v7n13a21Palavras-chave:
Matemática, Formação Inicial de Professores, Temas Contemporâneos Transversais, Materiais Autorais DigitaisResumo
Neste artigo é problematizado como uma proposta pedagógica realizada em uma turma de Licenciatura em Matemática proporcionou novos saberes docentes a cinco licenciandos(as) ao confeccionarem materiais autorais digitais com os Temas Contemporâneos Transversais. Assim, narra-se neste artigo esse desenvolvimento do aprendizado com a utilização dos Temas Contemporâneos Transversais em práticas pedagógicas com futuros professores(as) de Matemática. Aborda-se um estudo de natureza qualitativa para analisar os materiais autoriais digitais produzidos pelos(as) discentes juntamente com entrevistas realizadas no término da prática pedagógica. Com essa investigação, os(as) licenciandos(as) assumiram o papel de promotores(as) de seu próprio aprendizado, promovendo e ambientando a discussão dos Temas Contemporâneos Transversais para salas de aula da Educação Básica, promovendo um ambiente próspero para ensinar e aprender Matemática.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC/SEB, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FLORES, Maria Assunção. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010.
GATTI, Bernardete. A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 2014.
MARTINS, Raphaell Moreira; DARIDO, Suraya Cristina; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Quando os temas transversais/contemporâneos pedem passagem: mais valores humanos nas escolas, por favor! In: LIMA, Alisson Hudson Vieira; GOMES, Ana Paula de Oliveira; LIMA, José Natanael Nunes Pereira. (Org.). Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos?. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, p. 76-96.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003.
OSER, Fritz K.; BAERISWYL, Franz J. Choreographies of teaching: bridging instruction tolearning. In: RICHARDSON, Virginia. (Ed.). Handbook of research on teaching. 4. ed. Washington: AREA, 2001, p. 1031-1065.
PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Coreografias didáticas: um modelo didático inovador. In: MEHLECKE, Querte Teresinha Conzi; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. (Org.). Inovações pedagógicas e coreografias didáticas: das tecnologias e metodologias às práticas efetivas. São Paulo: Cajuína, 2019, p. 49-56.
PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; ABRANCHES, Sérgio Paulino; CAVALCANTE, Patrícia Smith; SILVA; Kátia Cilene da; OLIVEIRA, Claudia Simone Almeida de; PAIVA, Rogério Antonio de; SILVA, Adriana Mércia Bezerra da; ALVES, Márcia. Ensinagem na docência online: um olhar à luz das coreografias didáticas. Em Teia, Recife, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2010.
TORISU, Edmilson Minoru; FERREIRA, Wenderson Marques. Temas transversais na formação de professores de Matemática: uma ação formativa. Diálogo, Canoas, n. 49, p. 1-12, 2022.
ZABALZA, Miguel Ángel. Coreografías didácticas em Educación Superior: uma metáfora del mundo de la danza. Madrid: Narcea, 2022.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.