Reflexões sobre formação continuada de professores que ensinam Matemática na Pré-Escola

Autores

DOI:

10.46551/emd.v7n13a23

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Matemática, Pré-Escola, Educação Infantil

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa que analisou a formação continuada de professoras da pré-escola. Nesse processo, refletiu-se coletivamente sobre propostas educativas com a  Matemática para a Educação Infantil e utilizou-se como fundamentação a Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa foi realizada com um grupo de professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de um município do interior de Goiás. Ao concluir a pesquisa, percebemos que os momentos formativos agregaram outras práticas inovadoras com a  Matemática no contexto escolar. Evidenciamos a relevância do diálogo sobre os conceitos e os conteúdos de  Matemática envolvidos no início do processo de escolarização e a elaboração de estratégias de interação com a  Matemática no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Marlisa Bernardi de; LIMA, Maria das Graças de. Formação inicial de professores e o curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 2, p. 451-468, 2012.

ARCE, Alessandra. Documentação oficial e o mito da educadora nata na Educação Infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.113, p. 167-184, jul. 2001.

ARCE, Alessandra. Neoliberalismo e formação de professores para a Educação Infantil no Brasil: uma análise preliminar. In: LOMBARDI, José Claudinei. (Org.). Temas de Pesquisas em Educação. Campinas: Autores Associados, 2003, p. 16-29..

BARRIO, Juan Bernardino Marques. Prefácio. In: FRIEDRICH, Márcia; BOMTEMPO, Kenia. Fundamentos de Matemática na Pedagogia: revivendo e ressignificando saberes para os Anos Iniciais. Curitiba: Appris, 2018, p. 11-14.

BATISTA, Deniele Pereira. Experiências do tornar-se professora. 2017. 286f. Tese (Doutorado em Educação) — Centro de Teologia e Humanidades. Universidade Católica de Petrópolis. Petrópolis.

BELO, Cibelli Batista; BURAK, Dionisio. A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-22, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CURI, Edda. A Matemática e os professores dos Anos Iniciais. São Paulo: Musa, 2005.

DINIZ, Ricardo Saraiva. A Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental: as professoras, suas concepções e práticas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 2, n. 2. p. 15-27, maio/ago. 2012.

FAZOLO, Eliane. Políticas de atendimento à infância no Brasil: entre proposições e perspectivas. In: CARVALHO, Mercedes; BAIRRAL, Marcelo Almeida (Org.) Matemática e Educação Infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 31-51

FRIEDRICH, Márcia; BOMTEMPO, Kênia. Fundamentos de Matemática na Pedagogia: revivendo e ressignificando saberes para os Anos Iniciais. Curitiba: Appris, 2018.

GHELLI, Kelma Gomes Mendonça; SANTOS, Anderson Oramisio dos; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Conhecimentos matemáticos a serem ensinados na Educação Infantil. Cadernos da Funcamp, Monte Carmelo, v. 28, n. 16, p. 20-34, 2017.

IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele. Clact… Clact… Clact… 9. ed. São Paulo: Ática, 2000.

KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática. 2. ed. rev. e ampliada. Campinas: Autores Associados, 2008.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e magistério: identidade, história, representação. In: CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de; SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997, p. 75-84.

MARCO, Fabiana Fiorezi de; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; MOURA, Manoel Oriosvaldo de; SOUSA, Maria do Carmo de. A constituição de um processo formativo: implicações para o professor que ensina Matemática. Educação Unisinos, v. 22, n. 4, p. 298-306, out./dez. 2018.

MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques. Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo os fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PORTO, Cristina; BRANCA, Tenê de Casa. A pipa. São Paulo: FTD, 1996.

REIS, Silvia Marina Guedes de. A Matemática no cotidiano infantil: jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Campinas: Papirus, 2016.

SILVERSTEIN, Shel. A parte que falta. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

VIGOTSKY, Lev Semenovitch. Psicologia pedagógica. Tradução de Claudia Shilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

15-12-2023

Como Citar

SANTANA, I. S. B.; SILVA, A. A. da. Reflexões sobre formação continuada de professores que ensinam Matemática na Pré-Escola. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–19, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a23. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7375. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos