Uma abordagem da Educação Financeira associada à prática docente na 3ª série do Ensino Médio

Autores

DOI:

10.46551/emd.v7n13a24

Palavras-chave:

Educação Financeira, Planejamento Financeiro, Prática Docente, Ensino Médio

Resumo

A Educação Financeira compreende a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que empoderam os indivíduos a tomarem decisões informadas no que diz respeito à gestão de recursos financeiros. Nesse contexto, o presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com estudantes da 3ª série do Ensino Médio com o objetivo de investigar a importância da Educação Financeira na vida dos alunos a partir da prática docente dos conteúdos da Matemática Financeira. O método incluiu aulas expositivas e atividades interativas, abordando tópicos como diferenciação entre necessidades e desejos, criação de orçamentos e compreensão de juros simples e compostos. Os resultados indicaram que os discentes além de absorverem teoria, também aplicaram o conhecimento na prática, demonstrando maior conscientização financeira e capacidade de tomar decisões informadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Desafios de um processo de profissionalização continuada: elementos da teoria e da prática. Saberes, Jaraguá do Sul, v. 1, p. 22-37, maio/ago. 2000.

BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação Matemática: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Educação Financeira: o caminho para a sua independência. Direção: Gustavo Cerbasi. Youtube, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=34ynd8LBpu0. Acesso em: 1 out. 2023.

GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. Documento Curricular para Goiás. Goiânia: SEE/CONSED/UNDIME, 2021.

GONSALVES, Elise Pereira. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. Campinas: Alínea, 2001.

KIYOSAKI, Robert Toru; LECHTER, Sharon Lynn. Pai rico pai pobre. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

LOPES, Antonia Osima. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de ensino: por que não?. Campinas: Papirus, 2011, p. 37-50.

MACEDO Jr, Jurandir Sell. A árvore do dinheiro: guia para cultivar sua independência financeira. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MARIM, Vlademir; SILVA, Maxwell Gomes da. Educação Financeira: abordagem nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-26, 2020.

ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Análise das práticas de professores de Matemática da Educação Básica. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 48, 29-52, 2011.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. Cortez, 2014.

SILVA, Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur Belford. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, 2013, p. 1-17.

SILVA, Sandra Luiza Moraes; BEZERRA, Renata Camacho. A Educação Financeira como proposta para uma vida economicamente equilibrada. Cadernos PDE, p. 1-18, 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

15-12-2023

Como Citar

NAVARRO, G. F. G.; SILVA, J. C. Uma abordagem da Educação Financeira associada à prática docente na 3ª série do Ensino Médio. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–21, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a24. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7376. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos