Análise de erros em Matemática Financeira envolvendo lucro e prejuízo
DOI:
10.46551/emd.v9n16a14Palavras-chave:
Análise de Erros, Alunos, Ensino Fundamental, Matemática FinanceiraResumo
A pesquisa apresentada no artigo objetivou analisar erros cometidos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belém (PB) em problemas discursivos e objetivos envolvendo lucros e prejuízos. A metodologia utilizada a análise de conteúdo dos erros, utilizando como instrumentos dois problemas abertos e dois enigmas fechados, empregados a 24 alunos. Os resultados revelaram que os acertos prevaleceram sobre os erros. A fundamentação teórica foi essencial para a pesquisa porque, ao corrigir um erro e entender sua origem, o aluno pode aprimorar sua aprendizagem, sendo estratégias que estimulam reflexão crítica. Concluiu-se que a compreensão do erro ocorre de forma efetiva quando o aluno consegue perceber os motivos que o levaram a errar.
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