Sequência de ensino investigativo: uma proposta para o ensino de Educação Financeira Escolar
DOI:
10.46551/emd.v9n16a05Palavras-chave:
Educação Financeira Escolar, Sequência de Ensino Investigativo, Produto EducacionalResumo
Neste artigo, apresentamos um Produto Educacional aplicado a 19 estudantes de uma turma do 1º ano do Novo Ensino Médio, na Eletiva de Educação Financeira, em uma escola estadual de Itamarandiba (MG). Em sua aplicação, foi desenvolvida uma Sequência de Ensino Investigativo em seis etapas: problema; hipótese; processo de investigação; interpretação; conclusão e organização do conhecimento. No percurso investigativo, os estudantes foram divididos em grupos e aplicaram a seus pais/responsáveis três roteiros de entrevista com os temas: vida familiar e cotidiana, vida social e bens pessoais. Por fim, os resultados encontrados evidenciaram a necessidade de divulgação e consequente apropriação por parte dos estudantes, por meio de uma mostra de trabalhos à comunidade escolar, oportunizando o protagonismo juvenil no ambiente escolar.
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