Fortalecendo a Literacia Financeira: abordagem da Educação Financeira Escolar por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos
DOI:
10.46551/emd.v8n15a09Palavras-chave:
Educação Financeira Escolar, Aprendizagem Baseada em Projetos, Literacia Financeira, Programa Residência PedagógicaResumo
Este artigo investiga a importância da Educação Financeira Escolar (EFE) na formação de indivíduos conscientes e capazes de tomar decisões financeiras responsáveis, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Utilizando uma abordagem qualitativa, analisamos um projeto desenvolvido por alunos e professores de Matemática do Programa Residência Pedagógica, o qual aplicava conceitos matemáticos em contextos financeiros práticos. O estudo destaca como a ABP pode integrar conhecimento acadêmico a situações do cotidiano, fomentando Literacia Financeira e capacidades decisórias nos alunos. Os resultados sugerem que a EFE, apoiada por metodologias ativas, deveria ser mais incorporada ao currículo escolar, devido ao seu potencial em preparar jovens para decisões financeiras responsáveis.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNADJER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
ARIELY, Dan. Previsivelmente irracional: as forças ocultas que formam as nossas decisões. Tradução de Jussara Simões. Elsevier Brasil, 2008.
BARELL, John. Problem-based learning: an inquiry approach. 2. ed. Thousand Oaks: Corwin, 2007.
BARONI, Ana Karina Cancian; MALTEMPI, Marcus Vinícius. Os espaços da Educação Financeira na formação de professor de Matemática em uma instituição federal de São Paulo. Revemop, v. 1, n. 2, p. 248-265, maio/ago. 2019. https://doi.org/10.33532/revemop.v1n2a5
BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Tradução de Maria da Graça Souza Horn e Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2014.
CARMO, Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do. Os critérios de Idoneidade Didática enquanto dispositivo de formação: análise de um processo formativo pautado na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos com residentes e preceptores de Matemática do Programa Residência Pedagógica. 2024. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto.
COLE, Jane E.; WASBURN-MOSES, Leah. H. Going beyond “The Math Wars”: a special educator's guide to understanding and assisting with inquiry-based teaching in Mathematics. Teaching Exceptional Children, v. 42, n. 4, p. 14-21, 2010. https://doi.org/10.1177/004005991004200402
DAVID, Jane L. What Research Says About… / Project-Based Learning. Educational Leadership, v. 65, n. 5, p. 80-82, feb. 2008.
MELO, Danilo Pontual; VIEIRA, Glauciane da Silva; AZEVEDO, Suedy Santos de; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Diálogos entre a Educação Financeira Escolar e as diferentes áreas do conhecimento na BNCC do Ensino Fundamental. Em Teia, v. 12, n. 2, p. 1-27, 2021. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250447
GRANT, Michael M. Getting a grip on project-based learning: theory, cases and recommendations. Meridian, v. 5, n. 1, dec. 2002.
KISTEMANN JR., Marco Aurélio; GIORDANO, Cassio Cristiano; SOUZA, Fabiano dos Santos. Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades. Tangram, v. 6, n. 1, p. 162-184, 2023. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16819
KLAPPER, Leora F.; LUSARDI, Annamaria; PANOS, Georgios A. Financial Literacy and the financial crisis. National Bureau of Economic Research, n. 17930, p. 1-55, mar. 2012. https://doi.org/10.3386/w17930
KOLODNER, Janet L; CAMP, Paul J.; CRISMOND, David; FASSE, Barbara Burks. Problem-based learning meets case-based reasoning in the Middle-School Science classroom. Putting learning by design into practice. The Journal of the Learning Sciences, v. 12, n. 4, p. 495-547, 2005. https://doi.org/10.1207/S15327809JLS1204_2
LARMER, John; MERGENDOLLER, John R. Seven essentials for Project-Based Learning. Educational Leadership, v. 68, n. 1, p. 34-37, sep. 2010.
LARMER, John; ROSS, David.; MERGENDOLLER, John R. PBL starter kit: to-the-point advice, tools, and tips for your first project in Middle or High School. São Rafael: Unicorn Printing Specialists, 2009.
LUSARDI, Annamaria; MITCHELLI, Olivia S. Financial Literacy and retirement preparedness: evidence and implications for Financial Education: the problems are serious, and remedies are not simple. Business Economics, v. 42, p. 35-44, jan. 2007. https://doi.org/10.2145/20070104
MALONEY, Dana H. Solving problems that count. Educational Leadership, v. 68, n. 1, p. 55-58, sep. 2010.
MARZANO, Robert J. The art and science of teaching: a comprehension framework for effective instruction. Alexandria: Association for Supervision and Curriculum Development, 2007.
MELO, Danilo Pontual; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Educação Financeira no Ensino Médio: possibilidades. ReBECEM, v. 3, n. 9, p. 488-513, 2019. https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22536
NAVARRO, Gabriela Ferreira Gonçalves; SILVA, Jhone Caldeira. Uma abordagem da Educação Financeira associada à prática docente na 3ª série do Ensino Médio. Educação Matemática Debate, v. 7, n. 13, p. 1-21, 2023. https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a24
NELSON, Julie A. Economics for humans. Chicago: University of Chicago Press, 2018.
SANDÍN ESTEBAN, Maria Paz. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução de Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010.
SCOTT, Carolyn. Project-based Science: reflections of a Middle School teacher. The Elementary School Journal, v. 95, n. 1, p. 1-22, sep. 1994.
SILVA, Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur Belford. Um programa de Educação Financeira para a Matemática escolar da Educação Básica. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, 2013, p. 1-17.
TAVARES, Fernanda Oliveira; ALMEIDA, Luís Gomes. A Literacia Financeira: uma revisão da literatura. Percursos & Ideias, v. 11, n. 2, p. 73-88, 2021. https://doi.org/10.56123/percursos.2021.n11.73
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.