Educação Financeira por meio do tema inflação: estudantes realizando novas leituras do mundo

Autores

DOI:

10.46551/emd.v9n16a07

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Inflação, Leitura e Escrita do Mundo

Resumo

O objetivo do texto deste artigo é desvelar leituras do mundo de um grupo de estudantes, durante a participação em um conjunto de encontros voltados à Educação Financeira, tendo como tema central a inflação. Os participantes foram estudantes de uma escola pública do interior de Minas Gerais, que estiveram presentes em dez encontros para explorar o tema por meio de rodas de conversa, cálculos e investigações. Foram selecionados alguns dados desses encontros para analisar e responder ao objetivo proposto. As análises revelaram que os estudantes se apropriaram de novas leituras do mundo acerca da inflação e conceitos relacionados. Mais que isso, desenvolveram um olhar mais crítico sobre as suas causas e consequências. Ensaios de escrita de mundo também foram realizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Reullyanne Freitas de; NERES, Raimundo Luna; SALES, Francisco Alexandre de Lima. Educação Financeira na Formação de Professores: uma discussão salutar ocorrida no EBRAPEM. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, p. 1-11, 2022. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31752

ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Tradução de Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ASSIS, Samuel Alves; TORISU, Edmilson Minoru. Desvelando diálogos entre Educação Financeira e Educação Matemática Crítica: uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 212-221. 2021. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p212-221

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 2010.

D´AMBRÓSIO, U. Prefácio. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Org.) Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 11-23.

HARTMANN, Andrei Luís Berres; MARIANI, Rita de Cássia Pistóia; MALTEMPI, Marcus Vinícius. Educação Financeira no Ensino Médio: uma análise de atividades didáticas relacionadas a séries periódicas uniformes sob o ponto de vista da Educação Matemática Crítica. Bolema, v. 35, n. 70, p. 567-587, 2021. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a02

KISTEMANN JR., Marco Aurélio. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. 2011. 540f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

KISTEMANN JR., Marco Aurélio; XISTO, Luís Paulo. Educação Financeira com estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Irupi – ES. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 1-29, jan./abr. 2022. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p41-69

MOURA, Amanda Queiroz; FAUSTINO, Ana Carolina. Eric Gutstein e a leitura e escrita do mundo com a Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, n. 12, p. 10-17, 2017. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.10-17

NAVARRO, Gabriela Ferreira Gonçalves; SILVA, Jhone Caldeira. Uma abordagem da Educação Financeira associada à prática docente na 3ª série do Ensino Médio. Educação Matemática Debate, v. 7, n. 13, p. 1-21. 2023. https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a24

ORTON, Larry. Financial literacy: lessons from international experience. Ottawa: Canadian Policy Research Networks, 2007.

POWELL, Arthur Belford. A Educação Matemática Crítica na visão de Arthur Powell [Entrevista concedida a Edmilson Minoru Torisu]. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, n. 11, p. 7-17, 2017. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.7-17

SANTOS FILHO, José Camilo. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Camilo; GAMBOA, Silvio Sanchez. (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995, p. 13-59.

SANTOS, Bárbara Cristina Mathias; MENEZES, Adriane Melo de Castro; RODRIGUES, Chang Kuo. Finanças é assunto de criança? Uma proposta de educação financeira nos Anos Iniciais. Revista BoEM, v.4. n.7, p. 101-115, ago./dez. 2016.

SEIXAS, Geovânia dos Santos; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira; FERRÃO, Naíma Soltau. Financial Education in EJA: proposal of a didactic sequence in the light of the Theory Critical Meaningful Learning. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. 1-24, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9803

SILVA, Amarildo Melchíades; POWELL, Arthur Belford. Educação Financeira na escola: a perspectiva da organização para a cooperação e desenvolvimento econômico. Boletim GEPEM, n. 66, p. 3-19, 2015. https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.44

SILVA, Amarildo Melchíades; POWELL, Arthur Belford. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, 2013, p. 1-17.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Translation by Abgail Lins e Jussara de Loiola Araújo. Campinas: Papirus 2001.

SKOVSMOSE, Ole. Notas sobre aprendizagem Matemática. Manuscrito apresentado em uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 2007.

SKOVSMOSE, Ole. Ole Skovsmose e sua Educação Matemática Crítica [Entrevista concedida a Amauri Jersi Ceolim e Wellington Hermann]. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 9-20, jul./dez. 2012. https://doi.org/10.33871/22385800.2012.1.1.8-20

VITAL, Márcio Carlos. Educação Financeira e Educação Matemática: inflação de preços. 2014. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora.

Arquivos adicionais

Publicado

17-03-2025

Como Citar

JACINTO, A. de S.; TORISU, E. M. Educação Financeira por meio do tema inflação: estudantes realizando novas leituras do mundo. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 9, n. 16, p. 1–14, 2025. DOI: 10.46551/emd.v9n16a07. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7595. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos