Registros de representação semiótica: experiência no ensino de funções quadráticas com alunos do Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

10.24116/emd.v3n7a01

Resumo

Diante do contexto em que se vê a necessidade de proporcionar aos alunos condições para representar um objeto matemático de várias formas, foi desenvolvida a pesquisa como forma de investigar como os alunos transitam entre diferentes registros de função quadrática. Esta foi desenvolvida de forma qualitativa, com uso de um estudo exploratório com os alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado a partir de listas de tarefas, além de ser realizada por etapas, dentre elas, a discussão das tarefas de forma a abarcar os diversos registros apresentados pelos alunos. Toda a pesquisa teve suporte na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, com ênfase na conversão. Os resultados verificados podem contribuir para que se repense a prática pedagógica de como os conteúdos matemáticos podem ser trabalhados com os alunos em suas várias abordagens e formas, possibilitando reflexões nos processos de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave: Representação Semiótica. Funções Quadráticas. Ensino. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Cíntia Cristiane de. O ensino da Matemática para o cotidiano. 2013. 48f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira.

BONOTO, Danusa de Lara; SOARES, Maria Arlita da Silveira; MARTINS, Maria Clailta Machado. A análise dos registros de representação semiótica no objeto de aprendizagem “potencializando o seu conhecimento”. Vivências, Erechim, v. 6, n. 9, p. 13-24, maio 2010.

BOULTER, Carolyn J.; GILBERT, John K. Argument and science education. In: COSTELLO, Patrick J. M.; MITCHELL, Sally. (Ed.). Competingand consensual voices: the theory and practice of argument. Multilingual Matters, Clevedon (Philadelphia), 1995, p. 84-98.

BOYER, Carl Benjamim. História da Matemática. 2. ed. Tradução de Elza Furtado Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

BRAGA, Ciro. Função: a alma do ensino de Matemática. São Paulo: Annablume, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC/SEF, 2018.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática. 9. ed. Lisboa: Gradiva, 2016.

DAMM, Regina Flemming. Registros de Representação. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2008, p. 167-188.

DAVIS, Philip J.; HERSH, Reubem. A experiência matemática. Lisboa: Gradiva, 1998.

DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara. (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003, p. 11-34.

DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a Matemática de outra forma. São Paulo: PROEM, 2011.

GARBI, Gilberto Geraldo. A rainha das ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

GUALANDI, Jorge Henrique. Investigações matemáticas com grafos para o Ensino Médio: introdução à teoria dos grafos. 2012. 109f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte.

LUCAS, Talmo Moraes; GUALANDI, Jorge Henrique. As diferentes formas de registro de funções exponenciais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6, 2015, Pirenópolis. Anais do VI SIPEM. Pirenópolis: SBEM, 2015, p. 1-13.

PONTE, João Pedro da. (Org.). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.

RICO, Luis (Coord.). Bases teóricas del currículo de Matemáticas em Educación Secundária. Madrid: Síntesis, 1997.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

02-01-2019

Como Citar

SANTANA, L. .; GUALANDI, J. .; SOARES, M. . Registros de representação semiótica: experiência no ensino de funções quadráticas com alunos do Ensino Médio Integrado. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 8–30, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n7a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/76. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos