Educação Financeira Escolar: um estudo sobre percepções dos professores de Matemática em escolas estaduais de Araguaína

Autores

DOI:

10.46551/emd.v9n16a10

Resumo

O objetivo do estudo foi evidenciar como professores de Matemática estão trabalhando a Educação Financeira, especialmente a Literacia Financeira, em escolas da Educação Básica. A pesquisa ocorreu em duas etapas: bibliográfica e empírica. Primeiramente, realizou-se uma constituição teórica sobre Educação Financeira e Literacia Financeira. Em seguida, foi aplicado um questionário a dezesseis professores de Matemática de três escolas da rede estadual, localizadas no município de Araguaína (TO), com o intuito de compor a perscrutação prática sobre a implementação de ações nessa temática. Os resultados revelaram que, embora a maioria dos professores desenvolva atividades de Educação Financeira voltada para a Literacia Financeira, ainda que de forma superficial, há carência na formação inicial e continuada sobre o assunto.

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Publicado

21-03-2025

Como Citar

SANTOS, D. M. R. dos; CARNEIRO, R. dos S.; CARNEIRO, R. dos S. Educação Financeira Escolar: um estudo sobre percepções dos professores de Matemática em escolas estaduais de Araguaína. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 9, n. 16, p. 1–18, 2025. DOI: 10.46551/emd.v9n16a10. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7605. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

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Artigos