Resolução de um problema de medidas de tendência central: análise das estratégias e dificuldades de alunos do 1º ano do Ensino Médio
DOI:
10.46551/emd.v9n16a13Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Estatística, Medida de Tendência CentralResumo
O objetivo da pesquisa foi identificar as estratégias e dificuldades dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em um ensino na abordagem da resolução de problemas. Utilizou-se a sequência de ações proposta por Proença (2018) para conduzir a aula: escolha do problema, introdução, auxílio durante a resolução, discussão das estratégias e articulação das estratégias ao conteúdo. As dificuldades foram avaliadas conforme as etapas de resolução descritas por Proença (2018): representação, planejamento, execução e monitoramento. Foram identificadas três estratégias diferentes: diagrama de árvore, conceito matemático e tentativa e erro, sendo a última a mais frequente. As principais dificuldades ocorreram na etapa de planejamento, sendo que apenas dois grupos apresentaram abordagens inadequadas para o contexto do problema.
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