O ensino de Matemática com foco na Sustentabilidade: uma abordagem interdisciplinar alinhada à Agenda 2030
DOI:
10.46551/emd.v9n16a01Palavras-chave:
Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Ensino de Matemática, Sustentabilidade, Modelagem Matemática, Resolução de ProblemasResumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de teses e dissertações publicadas entre 2015 e 2024 com o objetivo de identificar estratégias metodológicas que relacionam o ensino de Matemática à promoção da sustentabilidade, em alinhamento com a Agenda 2030. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou estudos sobre o desenvolvimento de práticas educativas que relacionam objetivos de aprendizagem matemática à Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Os resultados mostram que as estratégias de ensino utilizadas relacionam conteúdos matemáticos a questões ambientais por meio da resolução de problemas e da modelagem matemática, promovendo uma abordagem interdisciplinar e crítica. As práticas identificadas contribuem para a formação de competências sistêmicas e reflexivas nos estudantes, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
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