O ensino de Matemática com foco na Sustentabilidade: uma abordagem interdisciplinar alinhada à Agenda 2030

Autores

DOI:

10.46551/emd.v9n16a01

Palavras-chave:

Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Ensino de Matemática, Sustentabilidade, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de teses e dissertações publicadas entre 2015 e 2024 com o objetivo de identificar estratégias metodológicas que relacionam o ensino de Matemática à promoção da sustentabilidade, em alinhamento com a Agenda 2030.  A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou estudos sobre o desenvolvimento de práticas educativas que relacionam objetivos de aprendizagem matemática à Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Os resultados mostram que as estratégias de ensino utilizadas relacionam conteúdos matemáticos a questões ambientais por meio da resolução de problemas e da modelagem matemática, promovendo uma abordagem interdisciplinar e crítica. As práticas identificadas contribuem para a formação de competências sistêmicas e reflexivas nos estudantes, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

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Arquivos adicionais

Publicado

01-01-2025

Como Citar

POSSAMAI, J. P.; PEREIRA, R. F.; FRENEDOZO, R. de C. O ensino de Matemática com foco na Sustentabilidade: uma abordagem interdisciplinar alinhada à Agenda 2030. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 9, n. 16, p. 1–15, 2025. DOI: 10.46551/emd.v9n16a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/8171. Acesso em: 6 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos