Etnografia no processo de des(construção) por uma Educação Matemática (Outra)
DOI:
10.46551/emd.v8n14a10Palavras-chave:
Educação Matemática, Antropologia, Etnografia, Escrita CriativaResumo
A discussão apresentada neste ensaio objetiva promover autorreflexões que estabelecem conexões para uma Antropologia da Educação Matemática por meio da abordagem etnográfica. Trata-se de uma pesquisa autoetnográfica, desenvolvida em uma escrita criativa inspirada na conversação proposta por Alejandro Haber. Nesse diálogo, não se trata de transpor conceitos de uma área para outra, mas de externar como esses conceitos ressignificam perspectivas, as inquietações que provocam e os impactos no modo de fazer pesquisa. Os resultados evidenciam a importância de abordagens antropológicas na formação de educadores da Educação Matemática, em busca de uma Educação Matemática (Outra) que acolha vozes (Outras) e respeite a diversidade e culturas dos sujeitos nas pesquisas, abrindo caminho para novas formas de pesquisa nesse campo.
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