Teoria Ator-Rede para pesquisa antropológica em Educação Matemática

Autores

DOI:

10.46551/emd.v8n14a07

Palavras-chave:

Teoria Ator-Rede, Antropologia, Cartografia de Controvérsias, Práticas Matemáticas, Educação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um ensaio teórico acerca da instauração de etnografias problematizadoras para estudos em Educação Matemática.  Para essa instauração, adotaram-se as perspectivas da Teoria Ator-Rede e das Práticas Matemáticas Indisciplinares, estruturadas nas seguintes etapas: buscar uma porta de entrada, identificar os porta-vozes, acessar os dispositivos de inscrição, identificar a prática matemática, analisar seus efeitos e afetos e mapear as ligações da rede. A coleta de dados foi realizada por meio do fotovoz, e a Cartografia de Controvérsias foi aplicada na exploração de petróleo na foz do rio Amazonas. Espera-se que essa proposta seja modelo para atividades a serem debatidas em sala de aula, fomentando uma Matemática ética, estética e voltada para a promoção da cidadania.

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Arquivos adicionais

Publicado

10-12-2024

Como Citar

SANTOS, A. J. G. dos; OLIVEIRA, L. A. R. N. de. Teoria Ator-Rede para pesquisa antropológica em Educação Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 8, n. 14, p. 1–19, 2024. DOI: 10.46551/emd.v8n14a07. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/8642. Acesso em: 13 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos