Um olhar sobre as questões étnicas-raciais nas enunciações sobre a história da Matemática apresentadas pelos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2018

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DOI:

10.24116/emd.v3n9a04

Resumo

O presente texto é constituído de estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat/UFMS) e se inscreve na linha de pesquisa “Currículo e Educação Matemática”.  O objetivo deste artigo é descrever e analisar discursos mobilizados na abordagem feita, acerca da História dos Conjuntos, contidas nos livros didáticos do Ensino Médio, aprovados no PLND 2018. Para alcançar esse objetivo foram utilizadas as contribuições teóricas da análise do discurso na perspectiva foucaultiana e as contribuições de cultura, identidade e representação de Stuart Hall. Nas análises foram observados um currículo de Matemática, enquanto campo político, que, ao apresentar determinadas representações sobre a história da Matemática, provoca o apagamento de questões étnicos-raciais, principalmente aquelas relacionadas à cultura popular negra, por meio de uma hegemonização da cultura ocidental, a partir de seus feitos históricos, em contexto científicos e áreas afins.

Palavras-chave: Educação Matemática. Currículo. Análise do discurso. Cultura. Representação.

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Publicado

01-09-2019

Como Citar

MANOEL, A. .; CORADETTI, C. . Um olhar sobre as questões étnicas-raciais nas enunciações sobre a história da Matemática apresentadas pelos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2018. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 9, p. 267–281, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n9a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/91. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos