Rolling Pass

2020-01-20

Leitores, Autores, Avaliadores e demais Colaboradores

Como tendência internacional da publicação científica, a Educação Matemática Debate adota, a partir de 2020, o sistema rolling pass para publicação de seus artigos.

Desde seu primeiro número, a EMD publica seus artigos online, modalidade predominante de comunicação de resultados de pesquisa, seja em formato de artigo, resenha, relato de experiência, dissertação ou tese. A publicação online apresenta inovações, propriedades e vantagens que, em muitos casos, não são replicáveis no formato impresso. Uma dessas vantagens é a possibilidade da publicação de artigos de modo contínuo.

Com a adoção do sistema rolling pass contínuo não há a necessidade da composição completa da edição do periódico. Isso promove agilidade no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas, relatadas nos artigos, com vantagens para a comunidade acadêmica e demais interessados. A adoção por esse tipo de fluxo, o contínuo, tem como propósito principal a aceleração do processo de comunicação e publicidade do conhecimento produzido, contribuindo, assim, com sua disponibilidade para leitura, reflexão e aprendizagens.

Também visa a atender os requisitos para indexação de importante bases de dados, muitas delas internacionais. Como consequência, dará aporte para que possamos cumprir algumas exigências da CAPES e elevar a qualificação da EMD perante a classificação do Qualis Periódicos.

Com essa adoção, passa-se a ter um volume único por ano, que permanece aberto e, à medida que os artigos forem aceitos e editorados, serão inseridos nesse volume e publicados. Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição, o que dará maior visibilidade à revista e aos artigos nela publicados.

Com a publicação contínua, os artigos deixam de ter a paginação sucessiva e sequencial e passam a apresentar o elocation-id, um identificador eletrônico único para cada artigo no volume. Também, os artigos continuam sendo identificados pelo DOI.

O Conselho Editorial da Educação Matemática Debate agradece a colaboração de todos e todas!