Dossiê — Tecnologias Digitais em Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais
Educação Matemática Debate, eISSN 2526-6136, comunica a abertura de chamada para o dossiê Tecnologias Digitais em Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.
Diante dos cenários disruptivos e de rápidas transformações, que vêm ocorrendo na nossa sociedade, especialmente no que refere à crise pandêmica global, surgiram novos desafios na organização dos processos educativos, demandando a ressignificação das práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, abrindo espaço para o surgimento de uma diversidade de estratégias metodológicas criativas, implementação de novos processos de ensino, aprendizagem e a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
A pandemia impactou profundamente as instituições de ensino, que, de forma acelerada, foram pressionadas a implementar o Ensino Remoto Emergencial, sem a devida formação a suas professoras e professores, configurando-se como um desafio contemporâneo. Para além do domínio dos conhecimentos de conteúdo, do ensino e da aprendizagem, as TDIC pressupõem desenvolver novas competências tecnológicas para lidar e utilizar em aulas a pluralidade de recursos digitais disponíveis.
Frente à fecundidade de discussões sobre o uso das tecnologias nas instituições de ensino, em tempos de pandemia, especialmente no ensino de Matemática e reconhecendo a demanda para a formação inicial e continuada de professoras e professores para atuar neste novo cenário educacional, o dossiê que ora se apresenta tem por objetivo reunir artigos científicos inéditos e resultantes de pesquisas correlatas ao uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem na formação para a Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, incluindo as modalidades Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Quilombola, Educação Indígena e Educação dos Povos da Floresta.
O Dossiê é um convite de pesquisadoras e pesquisadores vinculados ao GT 01 — Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).
Sobre o trâmite de avaliação das propostas submetidas, embora possa submeter à apreciação da Educação Matemática Debate quantos artigos desejarem, cada autora e autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado no dossiê proposto, seja como autoria ou coautoria.
Os textos devem ser submetidos diretamente pelas autoras e autores na plataforma OJS da Educação Matemática Debate, na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos artigos.
No Passo 1 do processo de submissão on-line, deve ser escolhida a seção Dossiê — Tecnologias Digitais em Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais, para que o artigo seja encaminhado à editoria convidada. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.
Cronograma
- Chamada — nov. 2022
- Submissão — até mar. 2023
- Avaliação — até abr. 2023
- Revisão — até maio 2023
- Publicação — a partir de maio de 2023 pelo sistema rolling pass
Editoria Convidada
Prof. Dr. João Alberto da Silva — Universidade Federal do Rio Grande
Profa. Dra. Priscila Bernardo Martins — Universidade Cruzeiro do Sul