Educação Financeira: abordagem nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio

Autores/as

DOI:

10.24116/emd.e202005

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as propostas significativas apresentadas nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, no que diz respeito à Educação Financeira, que possam contribuir para a formação do professor de Matemática do Ensino Médio. Para atender a esse objetivo, optou-se pelo uso da metodologia comparada para justapor os dados concretos e abstrair as informações pertinentes ao estudo. Para a análise, considerou-se três eixos: livros didáticos, manual do professor e ensino e aprendizagem do docente. Conclui-se ser necessário olhar atentamente às possibilidades interdisciplinares para a Educação Financeira. Em geral, os livros abordam parte dessa formação, concentrando-se em cálculos, fórmulas e problemas envolvendo juros, prejuízos e empréstimos para o estudo da Matemática Financeira.

Palavras-chave: Educação Financeira. Metodologia comparada. Formação docente. Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDERSON, Lorim W.; KRATHWOHL, David Reading. (Ed). A Taxonomy for lerarning, teaching, and assessing: a revision of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. New York: Person Education, 2001.

BATISTA, Amanda Penalva. Uma análise da relação professor e o livro didático. 2011. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2011.

BLOOM, Benjamim S. (Ed.). Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals. New York: David Mckay, 1956.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. Brasília: IBGE, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 2018a.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos do PNLD 2018: Ensino Médio, Matemática. Brasília: MEC/SEB, 2017.

CABALLERO, Angela; MANSO, Jesus; MATARRANZ; Maria; VALLE, Javier M. Investigación em Educación Comparada: pistas para investigadores noveles. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, v. 9, n. 7, p. 39-56, 2016.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

FRISON, Marli Dallagonl; VIANNA, Jaqueline; CHAVES, Jéssica Mello; BERNARDI, Fernanda Naimann. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais do 7 ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p. 1-13.

KRATHWOHL, David Reading. A revision of Bloom's Taxonomy: an overview. Theory Into Practice, v. 4, n. 41, p. 212-218, ago. 2002.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Educação Comparada. 3. ed. Brasília: INEP, 2004.

MARIM, Vlademir; FERREIRA, Wattson Estevão. Desafios do plano curricular para o Ensino Médio na formação cidadã. In: CIAVATTA, Maria. (Org.). A historicidade da questão curricular em Educação Profissional e Tecnológica. Jundiaí: Paco Editorial, 2015, p. 119-146.

MARIM, Vlademir; FERREIRA, Wattson Estevão; BERNADES, Maria Beatriz Junqueira; FRANCO, Karla Oliveira. Um panorama sobre as propostas curriculares para o Estado de Minas Gerais. In: MARIM, Vlademir; FERREIRA, Wattson Estevão. (Org.). Desafios do plano curricular para o Ensino Médio na formação cidadã. Jundiaí: Paco Editorial, 2015, p. 17-43.

MARIM, Vlademir; SOUZA, Anália Barreto. Os livros didáticos de Matemática: concepção do professor do Ensino Médio nas Escolas Públicas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 5, n. 2, p. 111-124, maio 2015.

OLIVEIRA, João Batista Araújo; GUIMARÃES, Sonia Dantas Pinto; BOMÉNY, Helena Maria Bousquet. A política do livro didático. Campinas: EdUnicamp, 1984.

PAULINO, Suzana Ferreira. Livro tradicional x livro eletrônico: a revolução do livro ou uma ruptura definitiva? Hipertextus, Recife, v. 3, n. 2, p. 1-13, jun. 2009.

PESCUMA, Derma; CASTILHO, Antonio Paulo Ferreira de. Projeto de pesquisa: o que é? Como fazer? 8. ed. São Paulo: Olho D'Água, 2013.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

Archivos adicionales

Publicado

2020-03-19

Cómo citar

MARIM, V.; SILVA, M. G. Educação Financeira: abordagem nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–26, 2020. DOI: 10.24116/emd.e202005. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1424. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos