Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios

Autores/as

DOI:

10.24116/emd.e202007

Resumen

Este artigo tem como objetivos apresentar a metodologia de formação de professores Lesson Study (Estudo de Aula) — de origem japonesa, que vem sendo adaptada em diferentes países como os Estados Unidos, Reino Unido, Chile, Portugal e Brasil — e proporcionar reflexões para pesquisadores envolvidos com formação de professores. Assim, predominam algumas características, o trabalho colaborativo entre professores e pesquisadores a partir de um tema escolhido pelo grupo pensando no que seja relevante para aprendizagem dos estudantes e/ou para o ensino pelos professores. Em seguida, o planejamento da aula, a implementação/observação e a reflexão. A metodologia utilizada para neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Destacamos que todos os países estudados se baseiam nas etapas organizadas pelos japoneses e apresentam alguns desafios, como: a disponibilidade de tempo dos professores, a organização cuidadosamente da formação e conseguir recursos financeiros. Além disso, permite uma reflexão sobre o trabalho docente.

Palavras-chave: Lesson Study (Estudo de Aula). Formação de professores. Pesquisa sobre a prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BALDIN, Yuriko Yamamoto. O significado da introdução da metodologia japonesa de Lesson Study nos cursos de capacitação de professores de Matemática no Brasil. In: 9º SIMPÓSIO BRASIL-JAPÃO, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo, 2009, p. 1-5.

BORELLI, Suzete de Souza. Estudos de Aula na formação de professores de Matemática em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental que ensinam números inteiros. 2019. 247f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

CARRIJO NETO, Luciano Alves. A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em Matemática no 6° ano segundo o currículo do Estado de São Paulo. 2012. 165f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) — Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.

CHOKSI, Sonal; FERNANDEZ Clea. Chllengenes to improving japonese lesson study: concerns, misconcepption and nuances. Phi Delta Kappan, v. 85, n. 7, p. 520-525, mar. 2004.

CURI, Edda. Reflexões sobre um Projeto de Pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study. In: CURI, Edda; NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira; VECE, Janaina Pinheiro. (Org.). Grupos Colaborativos e Lesson Study: contribuições para a melhoria do ensino de Matemática e desenvolvimento profissional de professores. São Paulo: Alexa Cultural, 2018, p. 17-33.

CURI, Edda; BORELLI, Suzete de Souza. Indícios de aprendizagens de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da metodologia Lesson Study. Revemop, Ouro Preto, v. 1, n. 1, p. 44-61, jan./br. 2019.

DUDLEY, Peter. Lesson Study: professional learning for our time. Abingdon: Routledge, 2015.

DUDLEY, Peter. Teacher learning in Lesson Study: what interaction-level discourse analysis revealed about how teachers utilised imagination, tacit knowledge of teaching and freshly gathered evidence of pupils learning, to develop their practice knowledge and so enhance their pupils’ learning. Teaching and Teacher Education, v. 34, p. 107-121, aug. 2013.

FELIX, Thiago Francisco. Pesquisando a melhoria de aulas de Matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aulas (lesson study). 2010. 137f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) — Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.

FERNANDEZ, Clea. Learning from japanese approaches to professional development: the case of lesson study. Journal of Teacher Education, v. 53, n. 5, p. 393-405, 2002.

FUJITA, Hiroshi; HASHIMOTO, Yoshihiko; HODGSON, Bernard R.; LEE, Peng Yee. LERMAN, Steve; SAWADA, Toshio. Proceeding of the Proceedings of the Ninth International Congress on Mathematical Education. Norwell: Kliwer, 2004.

GATTI, Bernardete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-72, jan./abr. 2008.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p.191-204, jul. 2003.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

ISODA, Masami; ARCAVI, Abraham; LORCA, Arturo Mena. El Estudio de Clases laponés em Matemáticas: su importância para el mejoramiento de los aprendizajes em el escenario global. 3. ed. Chile: Valparaíso, 2012.

LESSON STUDY RESERCH GROUP. Timeline of. U.S. Lesson study. 2007. Disponível em: http//www.tc.edu/Lesson.study/Isgroups.html; acesso 10 abr. 2019.

LEWIS, Catherine C.; PERRY, Rebeca. Lesson study to scale up research-based knowledge: a randomized, controlled trial of fractions learning. Journal for Research in Mathematics Education, v. 48, n. 3, p. 261-299, jul. 2017.

LEWIS, Catherine. How does lesson study improve mathematics instruction? ZDM: Mathematics Educacion, v. 48, n. 4, p. 571-580, 2016.

LEWIS, Catherine; HURD, Jacqueline. Lesson study step by step: how teacher learning communities improve instruction. Portsmouth: Heinemann, 2011.

LO, Mun Ling. Lesson Study and its impact on teacher development. Institute-Secondary School Partnership (ISSP) Newsletter, v. 9, p. 4-6, sep. 2003.

LORCA, Arturo Mena. A. El estudio de clases japonés en perspectiva. In: XIII JORNADAS NACIONALES DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2007, Viña del Mar. Actas del XIII JNEM. Viña del Mar: Sociedad Chilena de Educación Matemática, 2007, p. 1-7.

MERICHELLI, Marco Aurelio Jarreta. Desenvolvimento profissional e implementação de material curricular: contribuições e desafios a serem enfrentados a partir da metodologia Estudo de Aula. 2018. 184f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

MEYER, Rachelle D.; WILKERSON, Trena L. Lesson Study: the impact on teachers’ knowledge for teaching Mathematics. In: In: HART, Lynn C.; ALSTON, Alice S.; MURATA, Aki. (Ed.). Lesson study research and practice in Mathematics Education. New York: Springer, 2011, p.15-26.

MURATA, Aki. Introduction: conceptual overview of lesson study. In: HART, Lynn C.; ALSTON, Alice S.; MURATA, Aki. (Ed.). Lesson study research and practice in Mathematics Education. New York: Springer, 2011, p. 1-12.

PONTE, João Pedro; BAPTISTA, Mónica; VELEZ, Isabel; COSTA, Estela. Aprendizagens profissionais dos professores através dos estudos de aula. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 5, p. 7-24, 2012.

SHIMIZU, Shimizu; ISODA, Masami; OKUBO, Kazuyoshi; BABA, Takuya. Mathematics lesson study in Japan though diagrams. Tokyo: Meiji Tosho, 2005.

STIGLER, James W.; HIEBERT, James. The teaching gap: best ideas from the word’s teachers for improving education in the classroom. New York: Free Press, 1999.

TAKAHASHI, Akihiko; McDOUGAL, Thomas. Collaborative lesson research: maximizing the impact of lesson study. ZDM Mathematics Education, v. 48, n. 4, p. 513-526, jan. 2016.

UTIMURA, Grace Zaggia. Conhecimento professional de professoras de 4º ano centrado no ensino dos números racionais positivos no âmbito do estudo de aula. 2019. 195f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

UTIMURA, Grace Zaggia. Docência compartilhada na perspectiva de Estudos de Aula (Lesson Study): um trabalho com as figuras geométricas espaciais no 5º ano. 2015. 190f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

Archivos adicionales

Publicado

2020-04-03

Cómo citar

UTIMURA, G. Z.; BORELLI, S. de S.; CURI, E. Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–16, 2020. DOI: 10.24116/emd.e202007. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1776. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos