Princípios de integração de valores culturais ao currículo e a organização dos conteúdos em livros didáticos de Matemática
DOI:
10.24116/emd25266136v1n12017a04Palabras clave:
Livro Didático, Integração de Valores Culturais no Currículo, Organização Curricular, Currículos de MatemáticaResumen
Apresentamos recorte de uma investigação em que analisamos o currículo de Matemática apresentado para a Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de análise documental a partir da análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática destinados à EJA. Nesse recorte, pautamos nos elementos que os livros apresentam referentes aos pr incípios sobre os quais os currículos deveriam ser concebidos de modo a propiciar aos estudantes uma integração de valores culturais matemáticos baseando se nas ideias da enculturação matemática e nos modos em que são apresentados a organização dos conteúd os, seja linear ou em rede. As reflexões nos mostram que os livros investigados apresentam, em algumas abordagens, elementos que favorecem a integração de valores culturais na Matemática. Observamos, também, uma tendência em organizar os conteúdos matemáti cos de maneira a estimular uma articulação entre os temas.
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