Uso de recursos didáticos em atividades de Modelagem Matemática: uma análise de relatos de experiência

Autores/as

DOI:

10.46551/emd.e202026

Resumen

Neste artigo busca-se identificar os recursos didáticos evidenciados em atividades de Modelagem Matemática e verificar em que situações eles são inseridos no planejamento docente. Definem-se, com efeito, as categorias recursos planejados e recursos emergentes. A pesquisa qualitativa, exploratória, de caráter bibliográfico, foi realizada em anais de dois congressos — Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática (EPMEM) e Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) — que têm a Modelagem Matemática como escolha de publicação, tomando-se os relatos de experiência. Os resultados mostram que diversos meios são utilizados pelos professores e, na maioria das vezes, planejados, mas, em algumas situações, emergem da necessidade da investigação no encaminhamento da atividade pelos estudantes, o que, neste caso, demanda do professor maior preparo e mais cuidado na condução de atividades de Modelagem. 

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Recursos Didáticos. Planejamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 15, p. 5-23, 2001.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BURAK, Dionísio. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 460f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

CALDEIRA, Ademir Donizeti. Formação de professores de matemática para uma sociedade sustentável: contribuições da modelagem matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 2, n. 2, jan./jun. 2013.

DELLA NINA, Clarissa Trojack. Modelagem Matemática e Novas Tecnologias: uma alternativa para a mudança de concepções em Matemática. 2005. 228f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) — Escola Politécnica. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

DOMINGUES, Nilton Silveira. O papel do vídeo nas aulas multimodais de Matemática aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos. 2014. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

EITERER, Carmen Lúcia; MEDEIROS, Zulmira. Recursos pedagógicos. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. (Org). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2010, p. 1-4.

FERNANDES, Rúbia Juliana Gomes; SANTOS JÚNIOR, Guataçara dos. Modelagem matemática: um recurso pedagógico para o ensino de Matemática. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 4, n. 8, p. 21-29, ago. 2012.

FIORENTINI, Dário; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso dos materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, n. 7, p. 5-10, 1990.

FORTUNA, Tânia Ramos. Jogo em aula: recurso permite repensar as relações de ensino-aprendizagem. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 19, n. 75, p. 15-19, jul./dez. 2003.

FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade Brasília, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

HONORATO, Alex Henrique Alves. Atividades de Modelagem Matemática: delineando algumas compreensões. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais do XIX EBRAPEM. Juiz de Fora: UFJF, 2015, p. 1-12.

MENDONÇA, Luzinete Oliveira; LOPES, Celi Espasandin. Planejamento de atividades de Modelagem Matemática: um caminho possível. Em Teia, Recife, v. 6, n. 1, p. 1-24, 2015.

PAIS, Luiz Carlos. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da Geometria. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 23, 2000, Caxambu. Anais da 23ª Reunião Anual da ANPEd. Rio de Janeiro: ANPEd, 2000, p. 1-16.

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de Matemática. In: LORENZATO, Sergio. (Org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009, p. 77-92.

PASSOS, Ederson Oliveira; TAKANASHI, Eduardo Kojy. Recursos didáticos nas aulas de Matemática nos Anos Iniciais: critérios que orientam a escolha e o uso por parte de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 172-188, jan./abr. 2018.

RÊGO, Romulo Marinho do; RÊGO, Rogéria Gaudêncio do. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de Matemática. In: LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009, p. 39-56.

REIS, Erisnaldo Francisco. Modelagem Matemática e Leishmaniose: proposta de ensino e de aprendizagem relacionando Biologia e Matemática. 2016. 165f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) — Universidade do Vale do Taquari. Lajeado.

RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheid. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de Matemática: da ação experimental à reflexão. Revemat, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 187-196, jul./dez. 2012.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Tradução de Jonei Cerqueira Barbosa. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, 2000.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo e Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008.

SOUSA, Francisco Edisom Eugênio de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de Matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. 283f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza.

SOUZA, Jonimar da Silva. A utilização de recursos didáticos no ensino da Matemática: uma experiência vivenciada nas séries iniciais. Revista Olhar Científico, Ariquemes, v. 1, n. 2, p. 340-350, ago./dez. 2010.

SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, 3, 2007, Maringá. Anais da XIII Semana de Pedagogia da UEM: Infância e Práticas Educativas. Maringá: UEM, 2007, p. 110-114.

WERLICH, Raquel. O uso da Modelagem Matemática como recurso didático-pedagógico na elaboração de experimentos para feiras de Ciências. 2008. 176f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Luterana do Brasil. Canoas.

Archivos adicionales

Publicado

2020-07-09

Cómo citar

MENDONÇA, A. F.; BORGES NETO, H. Uso de recursos didáticos em atividades de Modelagem Matemática: uma análise de relatos de experiência. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–24, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202026. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2453. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos