Como diferentes grupos resolvem problemas combinatórios condicionais e não-condicionais?
DOI:
10.24116/emd25266136v1n22017a01Palabras clave:
Educação Matemática, Combinatória, Problemas Condicionais, Problemas Não-CondicionaisResumen
O presente estudo foi desenvolvido coletivamente junto a estudantes de Pedagogia e buscou investigar o desempenho, apresentado por oito grupos distintos, no que diz respeito à resolução de problemas combinatórios condicionais e não-condicionais. O instrumento de coleta utilizado foi composto por oito situações-problema, sendo duas de cada tipo de problema combinatório – produto cartesiano, arranjo, permutação e combinação – uma condicional e outra não. A existência das condições foi percebida e levada em consideração pela maioria dos participantes. Os problemas de produto cartesiano apresentaram maior número de acertos nos diferentes grupos pesquisados, enquanto nos de combinação foram obtidos os menores percentuais de acertos. Além disso, o desempenho foi superior nos problemas condicionais em todos os grupos. Atribui-se esse resultado à existência de maior número de possibilidades nos problemas não-condicionais e ao amplo uso de estratégias informais, como a listagem, que dificultou o esgotamento das possibilidades.
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