Contribuições da tecnologia na construção de uma educação inclusiva: o trabalho com um aluno deficiente visual nas aulas de Matemática

Autores/as

DOI:

10.24116/emd25266136v1n22017a02

Palabras clave:

Baixa Visão, Inclusão, Tecnologias Aplicadas a Educação, Educação Matemática

Resumen

No presente artigo discute-se a realidade de um aluno com baixa visão em uma escola estadual do Espírito Santo durante as aulas de Matemática, trabalhando o conteúdo de matrizes por meio da tecnologia como recurso pedagógico, articulando embasamentos de Vygotsky, Leontiev, Galperin e Papert. Os relatos e depoimentos descritos apontam a realidade de uma sala de aula inclusiva, tendo em vista o aluno e o modelo didático da disciplina. Os resultados apontam para limitações relacionadas aos recursos e tecnologias disponíveis em pontos essenciais para a relevância do processo ensino-aprendizagem e sugestão para a utilização do serviço Google Drive como recurso didático, almejando contribuir para a melhoria das ações e condições diante das necessidades específicas do aluno e dos apontamentos.

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Publicado

2017-08-01

Cómo citar

SANTOS, F. L. dos; CORDEIRO, J. P.; GONÇALVES, N. T. L. P.; THIENGO, E. R. Contribuições da tecnologia na construção de uma educação inclusiva: o trabalho com um aluno deficiente visual nas aulas de Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, p. 131–153, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n22017a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/26. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos