A Resolução de Problemas na formação inicial: compreensões de futuros professores de Matemática
DOI:
10.46551/emd.e202042Resumen
Neste artigo, descrevemos uma pesquisa realizada a partir da aplicação de um questionário com 15 perguntas a um grupo de 17 estudantes de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus São João Evangelista, matriculados na disciplina Resolução de Problemas, do núcleo Práticas como Componente Curricular (PCC). Nosso objetivo foi levantar suas compreensões individuais acerca do potencial de inovação metodológica do ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise de dados foi realizada a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Os referencias teóricos perpassaram pela Resolução de Problemas, enquanto metodologia de ensino, e pela abordagem dos Conhecimentos do Professor de Matemática. Os futuros professores perceberam as habilidades que podem ser desenvolvidas pela Resolução de Problemas, enquanto ação e metodologia. Dessa forma, ficou evidente que a inovação metodológica no ensino de Matemática acontece quando a perspectiva da Resolução de Problemas é adotada.
Palavras-chave: Resolução de Problemas. Formação de Professores de Matemática. Conhecimentos do Professor de Matemática.
Descargas
Citas
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. As conexões trabalhadas através da resolução de problemas na formação inicial de professores de Matemática. REnCiMa, São Paulo, v. 10, n. 2. p. 1-14, 2019.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria Justulin. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p. 35-52.
ANDREATTA, Cidimar; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Aprendizagem matemática através da elaboração de problemas em uma escola comunitária rural. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, p. 1-23, abr. 2020.
BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, Ann Arbor, v. 59, n. 5, p. 389-407, nov. 2008.
BICALHO, Jossara Bazílio de Souza. A Resolução de Problemas na Formação inicial de professores de Matemática: percepções dos bolsistas do programa Residência Pedagógica. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 22, 2018, Belo Horizonte. Anais do 22º EBRAPEM: Pesquisa em Educação Matemática e Inclusão Social. Belo Horizonte: UFMG, 2018, p. 1-12.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Diário Oficial da União, 10 fev. 2020.
BREDA, Adriana; FONT, Vicenç; LIMA, Valderez Marina do Rosário; PEREIRA, Marcos Vilella. Componentes e indicadores de los criterios de idoneidad didáctica desde la perspectiva del enfoque ontosemiótico. Transformación, Camagüey, vol. 14, n. 2, p. 162-176, ago. 2018.
CAI, Jinfa; LESTER, Frank. Por que o ensino com Resolução de Problemas é importante para a aprendizagem do aluno? Tradução de Antônio Sérgio Abraão Monteiro Bastos e Norma Suely Gomes Allevato. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 60, p. 241-254, 2012.
CARRILLO, José; CLIMENT, Nuria; CONTRERAS, Luis; MONTES, Miguel. Mathematics teachers’ specialised knowledge in managing problem-solving classroom tasks. In: FELMER, Patrício; LILJEDAHL, Peter; KOICHU, Boris (Ed.). Problem Solving in Mathematics Instruction and Teacher Professional Development. Switzerland: Springer, 2019, p. 297-316.
ERNEST, Paul. Reflections on theories of learning. In: SRIRAMAN, Bharath; ENGLISH, Lyn. (Ed.). Theories of Mathematics Education: seeking new frontiers. Switzerland: Springer, 2010, p. 39-47.
FELMER, Patricio; PERDOMO-DÍAZ, Josefa. Novice Chilean Secondary Mathematics Teachers as Problem Solvers. In: FELMER, Patricio; PEHKONEN, Erkki; KILPATRICK, Jeremy. (Ed.). Posing and solving problems: advances and new perspectives. Switzerland: Springer, 2016. p. 287-308.
GODINO, Juan Díaz. Categorías de análisis de los conocimientos del profesor de Matemáticas. Unión, San Cristóbal de La Laguna, v. 5, n. 20, p. 13-31, dic. 2009.
GODINO, Juan Díaz; GIACOMONE, Belén; BATANERO, Carmen; FONT, Vincenç. Enfoque Ontosemiótico de los Conocimientos y Competencias del Profesor de Matemáticas. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 90-113, abr. 2017.
GROSSMAN, Pamela. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.
IFMG — INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS, CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. São João Evangelista: IFMG/SJE, 2018.
KAIBER, Carmen Teresa; LEMOS, Andrielly Viana; PINO-FAN, Luis. Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS): um panorama das pesquisas na América Latina. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 10, n. 23, p. 531-552, maio/ago. 2017.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise. Base de conhecimento de professores de Matemática: do genérico ao especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 18, n. 2, p. 126-133, 2017.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 232-252.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Proporcionalidade através da Resolução de Problemas no curso superior de Licenciatura em Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6, 2015, Pirenópolis. Anais do 6º SIPEM. Brasília: SBEM, 2015, p. 1-12.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática: rumo à compreensão e à aquisição das grandes ideias contidas na Matemática escolar. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 2009, Brasília. Anais do 4º SIPEM. Brasília: SBEM, 2009, p. 1-21.
PINO-FAN, Luis; FONT, Vincenç; GODINO, Juan Díaz. El conocimiento didáctico-matemático de los profesores: pautas y criterios para su evaluación y desarrollo. In: FLORES; Crisólogo Dolores; GONZÁLES; Maria del Socorro García; SANCHES; Judith Alejandra Hernández; GUERRERO, Leticia Sosa. (Ed.). Matemática Educativa: la formación de professores. México: Ediciones Díaz de Santos & Universidad Autónoma de Guerrero, 2013, p. 137-151.
PINO-FAN, Luis; GODINO, Juan Díaz. Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del profesor. Paradigma, Maracay, v. 36, n. 1, p. 87-109, jun. 2015.
PINO-FAN, Luis; GODINO, Juan Díaz; FONT, Vincenç. Faceta epistémica del conocimiento didáctico-matemático sobre la derivada. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 141-178, jan./abr. 2011.
PÓLYA, George. How to solve it. Princeton: Princeton University Press, 1945.
RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. O documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): dez razões para temer e contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, n. 20, p. 1-39, jan./dez. 2020.
SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-23, feb. 1987.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, feb. 1986.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 6. ed. Tradução de Abigail Lins e Jussara de Loiola Araújo. Campinas: Papirus, 2013.
VAN DE WALLE, John. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Tradução de Paulo Henrique Colonesse. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VIEIRA, Gilberto. Tarefas exploratório-investigativas e a construção de conhecimento sobre figuras geométricas espaciais. 2016. 169f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.