Um olhar sobre a hierarquia das quatro operações aritméticas nas expressões numéricas
DOI:
10.24116/emd25266136v1n22017a05Resumen
Este artigo é um recorte de dissertação de mestrado que teve como objetivo principal encontrar uma justificativa para a hierarquia das quatro operações matemáticas nas expressões numéricas. No decorrer da pesquisa, nos deparamos com autores que relatam que expressão numérica é um conteúdo que ainda se faz presente no dia a dia escolar e nos livros didáticos. Porém, documentos oficiais como, por exemplo, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), não os trazem mais. Para melhor embasar o trabalho da dissertação, verificamos como este conteúdo é apresentado nos documentos oficias tais como PCN e Matriz de Referência de Matemática – SAEB/Prova Brasil, assim como em alguns livros didáticos adotados nas escolas onde atuamos. Não encontrando justificativa para a hierarquia das quatro operações matemáticas nas expressões numéricas, apresentamos uma proposta de justificativa para esta hierarquia.
Palavras-chave: Expressões numéricas. Hierarquia. Documentos oficiais. Livros didáticos.
Descargas
Citas
ARRAIS, Ubiratan Barros. Expressões aritméticas: crenças, concepções e competências no entendimento do professor polivalente. 2006. 178f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2006.
BAUMGART, John K. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula: Álgebra. São Paulo: Atual, 1992.
BETTINGER, Alvin K.; ENGLUND, John A. Algebra and Trigonometry. Scranton: International Textbook Company, 1963.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil, Ensino Fundamental, matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC/SEB/INEP, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasilia: MEC/SEF, 1998.
CAJORI, Florian. A History of matemathical notations. New York: Dover Publications, Inc., 1993.
CASTRUCCI, Benedito; GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JUNIOR, José Ruy. A conquista da Matemática, 6º ano. São Paulo: FTD, 2012.
CENTURIÓN, Marilia; SCALA, Júnia La; RODRIGUES, Arnaldo. Porta Aberta: Matemática, 5º ano. São Paulo: FTD, 2011.
DANTE, Luiz Roberto. Projeto Teláris: Matemática, 6º ano. São Paulo: Ática, 2012.
GREGOLIN, Vanderlei Rodrigues. O conhecimento matemático escolar: operações com números naturais (e adjacências) no Ensino Fundamental. 2002. 177f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.
IFRAH, Georges. História universal dos algarismos. v. 2, 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
OTTES, Aline Brum. Expressões numéricas: a hierarquia das quatro operações matemáticas. 2016. 76f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria.
PEANO, Giuseppe. Arithmetices principia: nova methodo. Roma/Florença: Fratres Bocca, 1989.
SILVA, Graziele Cristine Moraes da; ARRUDA, Márcia Rita Mesquita Ferraz de. As expressões numéricas, o Contig 60 e a formação de professores do ensino fundamental I. In: MONTEIRO, Sueli Aparecida Itman; RIBEIRO, Ricardo; LEMES, Sebastião de Souza; MUZZETI, Luci Regina. (Org.). Educação na contemporaneidade: reflexões e pesquisa. Pedro e João, 2011, p. 23-42.
SLAUGHT, Herbert Ellsworth; LENNES, Nels Johann. First principles of Algebra: complete course. Boston: Allyn and Bacon, 1912.
WAISMANN, Friedrich. Introduction to Mathematical Thinking: the formation of concepts in modern mathematics. New York: Dover Publication, 2003.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.