A objetividade matemática e o relativismo na Educação Matemática

Autores/as

DOI:

10.24116/emd25266136v2n42018a01

Palabras clave:

Educação Matemática, Objetividade, Relativismo

Resumen

Este texto objetiva discutir o relativismo na Educação Matemática e suas consequências para a aprendizagem, principalmente quando a objetividade da Matemática é colocada em suspeição, ao considerar que a produção do conhecimento é relativa a cada cultura, sociedade e indivíduo. Para tanto, a partir de um ensaio teórico, analisamos a relação entre relativismo, ciência e Educação Matemática. Refletindo sobre a formação de sujeitos capazes de compreender a realidade de maneira cada vez mais elaborada, apontamos a Matemática escolar como instância socializadora dos conhecimentos sistematizados. Nossa análise busca evidenciar que a objetividade sempre esteve presente na construção da ciência e, nesse sentido, destacamos a objetividade da Matemática na filosofia da linguagem, esclarecendo como está entrelaçada com a linguagem, permitindo um conhecimento objetivo do mundo, contribuindo, a nosso ver, para o debate a respeito da valorização do saber escolar, em particular o matemático, tão importante para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

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Publicado

2018-04-01

Cómo citar

SILVEIRA, M.; TEIXEIRA JUNIOR, V.; SILVA, P. A objetividade matemática e o relativismo na Educação Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 4, p. 9–30, 2018. DOI: 10.24116/emd25266136v2n42018a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/55. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos