Resolução de problemas de otimização nas aulas de Matemática
DOI:
10.24116/emd25266136v2n42018a05Palabras clave:
Otimização, Problemas, Resolução de ProblemasResumen
Atualmente existem processos de otimização que contribuem com a vida de pessoas, como é o caso dos problemas resolvidos com a ajuda da Matemática. É a maneira técnica de se encontrar meios de minimizar tempo e, consequentemente, reduzir os custos de processos que se precisa realizar. A Matemática, em seu vasto campo de atuação, proporciona um arsenal de processos de otimização que enriquece e facilita o cotidiano. Em vista desta realidade, neste trabalho, apresentamos possíveis aplicações de alguns problemas de otimização, bem como mostramos a resolução de alguns problemas e discutimos a possibilidade da utilização da metodologia da resolução de problemas. Este trabalho permitiu o aprofundamento do conhecimento desse campo da Matemática, e suas contribuições em diversas áreas do conhecimento.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. v. 2. Brasília: MEC / SEF, 2006.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo (SP): Cortez Editora, 2011.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23 ed. Campinas: Papirus Editora, 2017.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. 3. ed. São Paulo: Ática, 1991.
ECHEVERRÍA, Maria del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, Juan Ignacio (Org.). Solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-42.
MACARINI, Adriana Rodrigues Luz. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: as estratégias de ensino como potencialidades da aprendizagem. 2007. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Vale do Itajaí. Itajaí.
MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. 8. ed. Campinas: Papirus, 2007.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: EdUNESP, 1999, 199-218.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 5, n. 41, dez. 2011.
POLYA, George. Sobre a resolução de problemas de Matemática na high school In: KRULIK, Stephen; REYS, Robert E. (Org.). A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução de Hygino Hugueros Domingues e Olga Corbo. 1 ed. São Paulo: Atual, 2003.
POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. 1 ed. 2 reimp. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
ROGAWSKI, Jon. Cálculo. v. 1. São Paulo: Artmed/Bookman, 2009.
SANTOS, Vinício de Macedo. A matemática escolar, o aluno e o professor: paradoxos aparentes e polarizações em discussão. Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 25-38, jan./abr. 2008. DOI: 10.1590/S0101-32622008000100003.
SILVA, Valquírio Firmino. A resolução de problemas: concepções evidenciadas na prática e no discurso de professores de Matemática do ensino fundamental. In. X SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, 2016, Rio Branco. Anais do X SLIASO, Rio Branco: UFAC, 2016, p. 1-15.
STEWART, JAMES. Cálculo. v. 1. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2006.
STEWART, JAMES. Cálculo. v. 1. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2013.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.