Conhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto: reflexões iniciais

Autores/as

DOI:

10.24116/emd25266136v2n42018a06

Palabras clave:

Competências, Conhecimentos Docentes, Modelo Didático da Matemática em Contexto, Engenharia, Eventos Contextualizados

Resumen

O objetivo deste artigo, de natureza teórica, é dar início a reflexões a respeito das competências a serem desenvolvidas pelos professores de Matemática que atuam em cursos de Engenharia em consonância aos pressupostos da Matemática no Contexto das Ciências, referencial teórico proposto pela pesquisadora mexicana Patricia Camarena, e ao seu modelo didático (MoDiMaCo). Voltamos nossa atenção especificamente a uma das componentes das competências: os conhecimentos. Fundamentados em preceitos teóricos referentes a conhecimentos docentes, analisamos aqueles que os professores que atuam nas disciplinas matemáticas de determinada modalidade de Engenharia devem construir para atuarem em concordância com o MoDiMaco e em quais circunstâncias ocorrem tal construção. A mobilização de tais conhecimentos é essencial ao professor que opta por tal Modelo Didático para que este possa executar a contento uma série de tarefas inerentes ao trabalho com os eventos contextualizados, principal estratégia didático-pedagógica presente no referido Modelo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, nov. 2008. DOI: 10.1177/0022487108324554.

CAMARENA, Patricia. A treinta años de la teoría educativa “Matemática en el Contexto de las Ciencias”. Innovación Educativa, México, v. 13, n. 62, p. 17-44, maio/ago. 2013.

CAMARENA, Patricia. Concepción de competencias de las ciencias básicas em el nível universitário. In: DIPP, Adla J.; MACÍAS, Arturo B. (Org.). Competencias y Educación – miradas múltiples de una relación. México: Instituto Universitario Anglo Español A.C e Red Durango de Investigadores Educativos A.C., 2011, p. 88-118.

CAMARENA, Patricia. Constructos Teóricos de la Metodología Dipcing en el Área de la Matemática. In: CONGRESO NACIONAL DE INGENIERÍA ELECTROMECÁNICA Y DE SISTEMAS, 3, 2004, Ciudad de México. Memorias do 3º CNIES. Ciudad de México: IPN - ESIME - SEPI, 2004, p. 1-7.

CAMARENA, Patricia. Didáctica de la matemática en contexto. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 1-26, maio/ago. 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i2p1-26.

CAMARENA, Patricia. La matemática social en el desarrollo integral del alumno. Innovación Educativa, México, v. 14, n. 65, p. 143-149, maio/ago. 2014.

CAMARENA, Patricia. Teoria de las ciências em contexto y su relación com las competências. Ingenium, Bogotá, v. 16, n. 31, p.108-127, 2015.

HOWSON, Albert Geoffrey; KAHANE, Jean-Pierre; LAUGINIE, Pierri; TURCKEIM, Elisabeth. Mathematics as a Service Subject. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

LIMA, Gabriel Loureiro de; BIANCHINI, Barbara Lutaif; GOMES, Eloiza. Dipcing: uma metodologia para o planejamento ou redirecionamento de programas de ensino de matemática em cursos de engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIV, 2016, Natal. Anais do XLIV COBENGE. Natal: ABENGE, 2016, p. 1-10.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, New York, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, jun. 2006.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n.1, p. 1-22, 1987. DOI: 10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986. DOI: 10.2307/1175860.

SILVA, Maria José Ferreira da; LIMA, Gabriel Loureiro de. Conhecimentos desenvolvidos em um curso de licenciatura em Matemática na modalidade a distância. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14, Chiapas, 2015. Anais do XIV CIAEM. Chiapas: ICME, 2015, p. 113-124.

Archivos adicionales

Publicado

2018-04-01

Cómo citar

LIMA, G.; BIANCHINI, B.; GOMES, E. . Conhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto: reflexões iniciais. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 4, p. 116–135, 2018. DOI: 10.24116/emd25266136v2n42018a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/62. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos