Análise do discurso multimodal de um vídeo com conteúdo matemático
DOI:
10.24116/emd.v3n9a01Resumen
O papel educativo das mídias digitais se destaca no cenário atual do qual os vídeos sobressaem pelo estímulo aos sentidos na produção de conhecimento, levando à uma nova forma de conhecer. Nesse contexto, a pesquisa apresentada neste artigo analisa como estudantes realizam intersemioses ao expressarem ideias matemáticas em vídeos e o papel da tecnologia nesse processo. As intersemioses são combinações de recursos semióticos e possibilitam expansões semânticas no discurso matemático. A pesquisa foi desenvolvida com licenciandos em Matemática da educação a distância. A metodologia foi qualitativa e a observação participante virtual foi o procedimento utilizado na produção dos dados. A Sistêmico Funcional – Análise do Discurso Multimodal fundamentou a investigação. Este artigo apresenta um recorte da análise de um dos vídeos dessa pesquisa, da qual se conclui que gestos e música combinados com linguagem, simbolismo e imagens possibilitam a transformação do conhecimento pela expansão semântica no discurso matemático digital.
Palavras-chave: Intersemiose. Tecnologias Digitais. Educação a distância.
Descargas
Citas
ALIBALI, Martha W.; NATHAN, Mitchell J.; CHURCH, R. Breckinridge; WOLFGRAM, Mathew S.; KIM, Suyeon; KNUTH, Eric J. Teachers’ gestures and speech in Mathematics lessons: forging commom ground by resolving trouble spots. ZDM, v. 45, p. 425-440, may. 2013.
ARAÚJO, Jussara de Loiola; BORBA, Marcelo de Carvalho. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática. In: ARAÚJO, Jussara de Loiola; BORBA, Marcelo de Carvalho. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 5.ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2013, p. 31-51.
BARBARA, Luciana; MACÊDO, Célia Maria Macêdo de. Linguística Sistêmico-Funcional para análise de discurso: um panorama introdutório. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 10, n. 1, p. 89-107, jan./jun. 2009.
BORBA Marcelo de Carvalho; VILLARREAL, Monica Ester. Humans-with-Media and the reorganization of Mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. New York: Springer, 2005.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
BORBA, Marcelo de Carvalho; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; AMARAL, Rúbia Barcelos. Educação a Distância online. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BORBA, Marcelo de Carvalho; NEVES, Liliane Xavier; DOMINGUES, Nilton Silveira. A atuação docente na quarta fase das tecnologias digitais: produção de vídeos como ação colaborativa nas aulas de Matemática. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 9, p. 1-24, maio/ago. 2018.
GINO, Maurício Silva; MILL, Daniel; NAGEM, Ronaldo Luiz. Sobre metáforas e animação cinematográfica em processos educacionais: riquezas e cuidados pedagógicos no uso do vídeo na educação. In: MILL, Daniel. (Org.). Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013, p. 295-323.
GOLDEMBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.
GOLDIN-MEADOW, Susan; KIM, Sam; SINGER, Melissa. What the teacher’s hands tell the student’s mind about Math. Journal of Education Psychology, v. 91, n. 4, p. 720-730. 1999.
IEDEMA, Rick. Multimodality, resemiotization: extending the analysis of discourse as multi-semiotic practice. Visual Communication, v. 2, n. 1, p. 29-57, feb. 2003.
JEWITT, Carey; BEZEMER, Jeff; O’HALLORAN, Kay. Introducing Multimodality. New York: Routledge. 2016.
LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; SILVA, Osmar Henrique Moura da. Multimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referências conciliáveis da educação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 2, p. 469- 487, 2011.
LINCOLN, Yvonna; GUBA, Egon. Naturalistic Inquiry. Londres: Sage Publications. Lisboa: Edições 70. 1985.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 11-72.
O’HALLORAN, Kay L. Historical changes in the semiotic landscape: from calculation to computation. In: JEWITT, Carey. (Ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. New York: Routledge. 2011, p. 98-113.
O’HALLORAN, Kay L.; LIM FEI, Victor. Systemic functional multimodal discourse analysis. In: NORRIS, Sigrid; MAIER, Carmen Daniela. (Ed.). Interactions, Images and texts: a reader in Multimodality. Berlin: De Gruyter, 2014, p. 137-153.
O'HALLORAN, Kay L. The Role of Language, Symbolism and Images in Mathematics: a Systemic Functional Multimodal Discourse Analysis (SF-MDA) Approach. New English Language Teacher, v.1, n. 1, p. 73-89. 2007.
O'HALLORAN, Kay L. The language of learning Mathematics: a multimodal perspective. The Jornal of Mathematical Behavior, v. 40, part A, p. 63-74. 2015
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Formação de professores: mudanças urgentes na licenciatura em matemática. In: FROTA, Maria Clara Rezende; NASSER, Lilian. (Org). Educação Matemática no ensino superior: pesquisas e debates. Recife: SBEM, 2009, p. 169-188.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A Linguística Sistêmico-Funcional: algumas considerações. Soletras Revista, Rio de Janeiro, v. 28, p. 164-181, jul./dez. 2014.
SCUCUGLIA, Ricardo. On the nature of students’ digital mathematical performances. 2012. 273f. Thesis (Doctor of Philosophy) – School of Graduate and Postdoctoral Studies. The University of Western Ontario. London.
SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música: seus usos e recursos. 2. ed. São Paulo: EdUNESP, 2007.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.