Dossiê — A Criatividade nas Aulas de Matemática

01-07-2024

No escopo deste dossiê, serão aceitos artigos que esclareçam a discussão sobre a Criatividade em Matemática, revisitando o tema ou aprofundando o conhecimento sobre processos e práticas de sala de aula, da Educação Infantil ao Ensino Superior.  Os artigos devem ser originais e podem ter natureza teórica, metodológica ou empírica.

As abordagens teóricas dos artigos devem contemplar a Criatividade nas Aulas de Matemática, por ser um tema emergente  que pode desenvolver nos estudantes sua curiosidade, proporcionando os processos de exploração e experimentação com base na imaginação e originalidade.

Serão aceitos artigos em português, inglês e espanhol.

Sobre o trâmite de avaliação das propostas submetidas, embora as autoras e autores possam submeter à apreciação da Educação Matemática Debate quantos artigos desejarem, cada autora e autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado no dossiê, seja na autoria ou coautoria.

Os textos devem ser submetidos diretamente na plataforma OJS da Educação Matemática Debate, na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos artigos e o template.

O artigo deve ser elaborado no novo template, disponível neste link.

No Passo 1 do processo de submissão on-line, é preciso escolher a seção Dossiê — A Criatividade nas Aulas de Matemática, para que o artigo seja encaminhado à editoria convidada. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular do periódico.

Cronograma:

  • Submissão — até 30 de outubro de 2024 
  • Avaliação — até 30 de novembro de 2024
  • Revisão pelas autoras e autores — até 20 de dezembro de 2024 
  • Diagramação — até 20 de dezembro de 2024
  • Publicação — até 14 de fevereiro de 2025 (retroativo dezembro de 2024)

Observações: 

  • Em caso de aprovação de artigos que não estejam no escopo do número especial, a publicação será realizada nos números regulares;
  • A publicação será pelo sistema rolling pass(publicação contínua).

Editoria Convidada

ORCID iD icon Prof. Dr. Jorge Henrique Gualandi
     Instituto Federal do espírito Santo
     Universidade Federal do Espírito Santo.

ORCID iD icon Profa. Dra. Ana Barbosa
     Instituto Politécnico de Viana do Castelo
     Instituto Politécnico do Porto
     Universidade do Minho

ORCID iD icon Profa. Dra. Isabel Vale
     Instituto Politécnico de Viana do Castelo
     Universidade do Minho