Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral

Autores

DOI:

10.24116/emd.e202008

Resumo

A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) é ministrada em seis dos nove cursos superiores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Januária, e possui um alto índice de reprovação comparado com outras disciplinas. Este artigo mostra os resultados de uma pesquisa em que se buscou encontrar respostas para as principais dificuldades enfrentadas por alunos e professores da disciplina de CDI, em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários aos alunos da disciplina e aos professores que ministram ou já ministraram tal disciplina no campus, bem como monitorias para um grupo de alunos. Os resultados mostram a realidade no ensino e na aprendizagem de CDI no campus Januária e abre as portas para discussões acerca desta problemática que abrange não só o IFNMG, como também outras instituições de Ensino Superior no Brasil.

Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral. Dificuldades de aprendizagem. Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRESSAN, Philippe Messias; AZAMBUJA, Cármen; GONÇALVES, Neda; MULLER, Marilene Jacintho. Cálculo diferencial e integral I: investigação sobre dificuldades dos alunos. In: X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PUCRS, 2009, Porto Alegre. Anais do X Salão de Iniciação Científica PUCRS. Porto Alegre: PUCRS, 2009. p. 1172-1175.

CAVASSOTTO, Marcelo; PORTANOVA, Ruth. Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. In: III MOSTRA DE PESQUISA DA PÓS GRADUAÇÃO PUCRS, 2008, Porto Alegre. Anais da III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS. Porto Alegre: PUCRS, 2008, p. 1-6.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GODOY, Luiz Felipe Simões de; FARIA, Wellington Cássio. O cálculo diferencial e integral e suas aplicações no ensino de Engenharia: uma análise de currículo. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INATEL, 2012, Santa Rita do Sapucaí. Anais do INCITEL 2012. Santa Rita do Sapucaí: INATEL, 2012. p. 125-132.

GOMES, Eloiza. Ensino e aprendizagem de cálculo na engenharia: um mapeamento das publicações nos COBENGEs. In: XVI ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS – GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Canoas. Anais do XVI EBRAPEM. Canoas: ULBRA, 2012, p. 1-9.

GREGOR, Isabela Cristina Soares; MACÊDO, Josué Antunes de. Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de cálculo diferencial e integral no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Ilhéus. Anais do IV SIPEMAT: Educação Matemática e contextos da diversidade cultural. Ilhéus: UESC, 2015, p. 875-886.

GREGOR, Isabela Cristina Soares; MACÊDO, Josué Antunes de; AMORIM, Lílian Isabel Ferreira. Dificuldades apresentadas por alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I no IFNMG analisadas em um teste de Matemática básica. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2014, Natal. Anais do V ENALIC. Natal: UFRN, 2014, p. 1-12.

GREGOR, Isabela Cristina Soares; ROCHA, Jesiane Rodrigues da; MACÊDO, Josué Antunes de; BORBA JUNIOR, Waldomiro Rodrigues. Dificuldades de ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral no IFNMG e o uso de softwares matemáticos. In: IV SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2014, Belo Horizonte. Anais do IV SENEPT. Belo Horizonte: CEFETMG, 2014, p. 1-15.

GUEDIN, Juliana. Cálculo diferencial e integral: o ensino como uma abordagem histórica e suas contextualizações. 2004. 46f. Monografia (Especialização em Educação Matemática) — Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma.

LACAZ, Tânia Maria Vilela Salgado; CARVALHO, Maria Tereza Lima; FERNANDES, José António Silva. Implicações das dificuldades dos alunos na aprendizagem da disciplina cálculo diferencial e integral I da FEG/UNESP para as práticas pedagógicas. In: XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2007, Curitiba. Anais do XXXV COBENGE: Novos paradigmas da Educação em Engenharia. Curitiba: ABENGE, 2007, p. 1-12.

MACÊDO, Josué Antunes de; SANTOS, Acárem Chrísler Ferreira dos. Estudo de funções transcendentes usando o software GeoGebra. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 9, n. 1, jan./abr. 2019.

NASSER, Lilian. Ajudando a superar obstáculos na aprendizagem de cálculo. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2007, Belo Horizonte. Anais do IX ENEM. Belo Horizonte: SBEM, 2007, p. 1-13.

REZENDE, Wanderley Moura. O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. In: MACHADO, Nílson José; CUNHA, Marisa Ortegosa da. (Org.). Linguagem, Conhecimento, Ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo: Escrituras, 2003, p. 313-336.

RODRIGUES, Márcio Gomes; MOURA, Kelly Cristine Rodrigues de; MOURA, Márcio Cleto Soares de; MENDES, Wanderson de Sousa; NASCIMENTO, Robson de Souza. Cálculo diferencial e integral: analisando e refletindo os fatores que interferem no desempenho acadêmico da disciplina, no CPE/UFPI. In: XX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011, Teresina. Resumos do XX Seminário de Iniciação Científica. Teresina: UFPI, 2011.

SANTOS, Acárem Chrísler Ferreira dos; MACÊDO, Josué Antunes de. A utilização das tecnologias digitais na formação inicial de professores de matemática e física. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM: Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectivas. Curitiba: SBEM, 2013, p. 1-16.

SANTOS, Acárem Chrísler Ferreira dos; MACÊDO, Josué Antunes de. Uso dos softwares geogebra e winplot no estudo de funções transcendentes. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 155-166, dez. 2015.

SANTOS, Marcéu Veríssimo Ramos dos; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre. Dificuldades de aprendizagem no ensino do cálculo diferencial e integral I: implicações para o trabalho docente. In: XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2013, Recife. Anais do XXI EPENN: Internacionalização da educação e desenvolvimento regional. Recife: UFPE, 2013, p. 1-16.

SILVA, Benedito Antonio da. Componentes do processo de ensino e aprendizagem do cálculo: saber, aluno e professor. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Brasília. Caderno de Resumos do IV SIPEM. Brasília: SBEM, 2009, p. 123-124.

VIEIRA, Aldo Freitas. Ensino de cálculo diferencial e integral das técnicas ao humans-whit-media. 2013. 204f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo.

WROBEL, Julia Schaetzle; ZEFERINO, Marcus Vinicius Casoto; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes. Um mapa do ensino de Cálculo nos últimos 10 anos do COMBENGE. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2013, Gramado. Anais do XLI COMBENGE: Educação na era do conhecimento. Gramado: ABENGE, 2013, p. 1-12.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

04-04-2020

Como Citar

MACÊDO, J. A.; GREGOR, I. C. S. Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–24, 2020. DOI: 10.24116/emd.e202008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1804. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos